Pesquisa XP/Ipespe divulgada na tarde desta quinta-feira (8) aponta que 63% das pessoas ouvidas consideram que as suspeitas de desvio de recursos na compra de vacinas pelo governo Bolsonaro são “provavelmente verdadeiras”. Levantamento mostra aumento do apoio ao impeachment do presidente.

Do BdF

Para 41% das pessoas entrevistadas, há envolvimento de membros do governo e para 15%, do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Outros 28% avaliam que há envolvimento dos dois.

Foram realizadas, para a pesquisa, 1.000 entrevistas em todo o território nacional nos dias 5, 6 e 7 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

O levantamento mostra ainda que a avaliação negativa da gestão de Jair Bolsonaro atingiu o maior patamar desde o início de seu governo: 52% das pessoas entrevistadas consideram seu governo ruim ou péssimo. A rejeição ao presidente está em crescimento constante desde outubro, quando chegou ao menor patamar, com 31%.

Sobre um pedido de impeachment do presidente,49% dizem ser favoráveis e 45% são contrários – uma pequena variação no intervalo de cinco meses, quando os favoráveis eram 46% e os contrários, 47%