Pesquisa revela que para 6% dos brasileiros o país era melhor durante os governos petistas, 63% discordam das acusações de Bolsonaro de que STF e Congresso atrapalham sua administração. “O Brasil é muito melhor que Bolsonaro”, avalia Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi.

Sob a gestão de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, que colocaram o Brasil sob a mais grave e severa crise social da história política do país nos últimos 80 anos, com 15 milhões de desempregados, 50 milhões vivendo na informalidade e uma recessão brutal, o Brasil vive uma situação pior do que na época dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. É o que mostra a pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT e divulgada nesta terça-feira, 14 de julho.

Quando perguntados: “Comparando a atuação do governo Bolsonaro em algumas áreas com a atuação dos governos dos petistas”

48% responderam que os governos de Lula e Dilma defenderam mais a democracia

64% que os governos petistas geraram mais empregos,

74% que Lula e Dilma apoiaram os mais pobres

Nestes mesmos quesitos o governo do presidente Jair Bolsonaro é avaliado por 33% em relação á defesa da democracia/ 17% consideram que gerou mais empregos e 15% que apoiou os mais pobres.

Para 46% dos entrevistados, o Brasil era melhor sob os governos de Lula e Dilma, ambos do PT. De acordo com a pesquisa da Vox Populi, 74% dos entrevistados consideram que os governos do PT fizeram mais pelos pobres do que Bolsonaro. E 64% avaliam que os governo dois governos petistas geraram mais empregos do que a administração do líder da extrema-direita brasileira. Ainda de acordo com a Vox, 48% apontam que Lula e Dilma defenderam mais a democracia do que Bolsonaro.

 

Incapacitado para ao governo

 O Vox Populi também questionou entrevistados:  “Bolsonaro tem capacidade para governar o Brasil em um momento como este que estamos passando”?

59% responderam que não tem capacidade

38% disseram que tem capacidade.

Vale ressaltar que entre a pesquisa do dia 20 de abril e a de junho, aumentou o índice de desconfiança  em 6 pontos percentuais (passou de 52% para 59%) e os que apostam na capacidade de governança de Bolsonaro caiu de 42% para 38%.

Vitimismo não cola

Um dos discursos preferidos do presidente Jair Bolsonaro é de que ele é vítima das intituições, que não o deixam governar.  A este respeito o Vox Populi perguntou:  “Bolsonaro tem dito que o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, a oposição e a mídia o perseguem, criticam e atrapalham o governo e o país. Você concorda ou discorda da opinião de Bolsonaro”?

63% discorda,

33% concordam

3% não souberam responder.

Confiança

“Você confia que Bolsonaro vai tirar o país dos problemas pelos quais estamos passando, ou não confia?”

62% não confiam

34% confiam

4% não souberam responder

Corrupção

Os brasileiros estão divididos se Bolsonaro está envolvido em “maus feitos”.  Respondendo à pergunta, “a polícia federl prendeu Fabrício Queiroz. Ele é acusado de pertencer a um esquema de corupção com um dos filhos de Bolsonaro e stava escondido na casa do advogado do presidente. Na sua opinião,  Bolsonaro está envolvido nesse esquema de corrupção junto com o seu filho ou Bolsonaro não está envolvido, não pode ser responsabilizado pelos atos do seu filho”?

46% disseram que Bolsonaro não está envolvido em corrupção,

45% disseram que acreditam que Bolsonaro está sim envolvido em corrupção

10% não souberam responder.