Vivian Perpétuo estreia coluna no Onze e dá dicas de posicionamento nas redes sociais.

Primeiro é preciso entender que Redes Sociais é uma coisa e Marketing Digital é outra coisa.

Uma rede social é uma estrutura que conecta pessoas com base em seus interesses e valores. Esta situação pode ocorrer tanto no ambiente online, onde este conceito é amplamente conhecido, ou fora da Internet. Por exemplo, organizações que mantêm interesses comuns.

Já o marketing digital é um conjunto de estratégias destinadas a promover uma marca na Internet. É diferente do marketing tradicional porque envolve o uso de diferentes canais e métodos online para analisar os resultados em tempo real.

As estratégias são implementadas por meio de SEO, mídia paga, e-mail e outros canais, e seus principais objetivos são: conquistar clientes, desenvolver a marca e estabelecer contato com o público-alvo.

O marketing digital mudou a maneira como nos conectamos com mercados, produtos e marcas.

Com o aumento do número de usuários da Internet e da forma como eles se comunicam, o marketing digital fez com que as empresas repensassem a forma como chegam aos consumidores e vendem seus produtos.

Mas, o marketing digital não se trata apenas de publicidade paga por cliques na internet e para entender melhor vou usar aqui a definição de um dos maiores nomes do marketing digital, Neil Patel, para que possamos simplificar ainda mais o entendimento sobre o marketing digital:

“Marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas.”

A melhor coisa que o marketing digital trouxe foi que tornou-se popular e acessível a todos, independente do tamanho do negócio e da verba. Lembrando que antes, fazer marketing era somente para empresas de grande porte que podiam pagar tempo de televisão e outros meios para divulgar seus produtos, estabelecimentos e serviços.

É claro que no marketing digital também exige estratégia específica de comunicação para cada local que for utilizado. As estratégias de um blog são diferentes das estratégias usadas em um email e diferentes estratégias utilizadas nas diversas redes sociais existentes, pois cada uma significa um canal de venda e com usuários de diferentes perfis também.

As vendas por rádio são diferentes das vendas pela televisão, que são completamente diferentes das vendas por email marketing.

Vender é vender. É fornecer serviços ou produtos em troca de dinheiro. Porém, saber vender é outra questão.

Saber como vender em um determinado tipo de veículo, saber reconhecer e entender a diferença entre cada tipo de veículo, além do tipo de consumidor de cada tipo de veículo, também determinará o vendedor.

Portanto, é mais importante do que entender o significado é entender as diferenças entre cada canal no marketing digital e como aproveitar ao máximo as vantagens de cada um deles.

Vimos que o marketing digital não é tão simples como a maioria das pessoas pensa.

Quando se trata de marketing digital, é importante entender que se trata de um conceito dinâmico.

O marketing digital está sempre atualizado. Estratégia, público, canal. No mundo digital, tudo está mudando constantemente e numa velocidade tão rápida que se você não estiver atento fica pra trás mesmo.

Os profissionais de marketing digital devem estar sempre atualizados e agir de forma relevante perante clientes, concorrentes e outros operadores de marketing do mundo digital.

O fato é que trocando em “miúdos” hoje ao invés de você ficar panfletando sobre seus produtos e serviços você tem um mundo chamado internet onde você pode conectar com pessoas de todo mundo para oferecer seus produtos e serviços.

Isto é magnífico!

Vale ressaltar que com a pandemia antecipou em 10 anos o crescimento exponencial tanto das redes sociais e fortalecimento do marketing digital.

Sabemos que hoje seus clientes estão o tempo todo conectados. Não existe horário para seu negócio fechar. Assim como o mercado de instrução, ou seja, de cursos online subiu mais de 400%.

Portanto, para seu negócio existir ele deverá estar dentro das redes sociais e você precisará investir em marketing digital com de forma assertiva.

Hoje demos início aqui a um panorama sobre marketing digital no qual semanalmente vamos juntos aprender os vários conceitos existentes dentro dele.

Se você gostou deste primeiro panorama sobre marketing digital e vai acompanhar semanalmente a matéria, vou oferecer uma análise de perfil do Instagram para as 10 primeiras pessoas que postarem uma foto com este artigo no Storie do seu Instagram marcando o meu perfil @vivianperpetuo.

E até semana que vem.

Vivian Perpétuo
Especialista em Gestão de Redes Sociais
Instagram: @vivianperpetuo
Email: [email protected]