Além das atividades deste sábado, a Secretaria de Saúde de Aparecida também prepara, para o próximo dia 22, mais um Dia D de vacinação contra a influenza para ampliar a cobertura vacinal no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza neste sábado, 15 de maio, o Dia D da Vacinação Contra a Covid-19 e a Influenza, das 8h às 17h, para os grupos prioritários atuais. As imunizações contra a Covid-19 serão feitas nos drive-thrus da Cidade Administrativa Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, sem necessidade de agendamento para pessoas com comorbidades acima de 18 anos e demais grupos prioritários desta fase, e nas 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, para todos do grupo prioritário, incluindo idosos e profissionais de saúde. As vagas já foram liberadas.

Também haverá a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 no drive-thru do Aparecida Shopping. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e laudo médico para comprovação das comorbidades. Profissionais devem apresentar ainda comprovante de vínculo empregatício, atestando a atuação. Já contra a Influenza a vacinação será realizada em 24 UBS’s, sem necessidade de agendamento (locais mais abaixo no texto).

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães enfatiza que “é fundamental que todos que estão nos grupos prioritários se vacinem quando chegar a sua vez, seja contra a covid-19 e também contra a influenza. Só podemos retomar gradativamente a normalidade com a população imunizada e todos devem contribuir fazendo a sua parte. A vacina é a principal forma de deter a pandemia do novo coronavírus, aliada ao distanciamento social, ao uso de máscaras, à ventilação dos ambientes e à higiene das mãos. Já contra a influenza é também indispensável a imunização para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade. O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19, por isso é ainda mais importante combatê-lo agora para, além de prevenir a doença, também evitar aglomerações de pacientes nas unidades de Saúde durante a pandemia”, destacou o secretário.

Quem pode se vacinar contra a covid-19 neste sábado, 15

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que a vacinação contra a Covid-19 será para pessoas com comorbidades acima de 18 anos, síndrome de down, pessoas com deficiência acima de 18 anos. Idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e gestantes e puérperas com comorbidades também vacinam, por agendamento. Ela ressalta que “todos devem seguir um intervalo mínimo de 15 dias entre qualquer vacina, considerando que estamos com duas campanhas simultâneas, a contra o novo coronavírus e contra a gripe (influenza)”.

“Nos dois drive-thrus não precisa de agendamento prévio, mas nas UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim a vacinação ocorre mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta também é o único meio de acesso ao serviço para as grávidas e mulheres em puerpério com comorbidades. O link para acesso ao aplicativo é – https://webapp.aparecida.everyday.net.br/#/.

Laudo médico para comorbidades

Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. “Esse documento é para facilitar, porém, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”, esclarece Renata Cordeiro. Ela informa que os formulários também estão disponíveis nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município, podendo ser preenchido pelos médicos das unidades após consulta e avaliação dos pacientes.

Quem pode se vacinar contra a influenza neste sábado, 15 

Quanto à vacinação contra a Influenza, Renata esclarece que será realizada em 24 UBS’s que já fazem essa imunização atualmente e a campanha contempla crianças de 06 meses a 5 anos, gestantes e puérperas. As Unidades são: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André.