Xi diz que governo chinês está pronto para fortalecer cooperação com governo boliviano sobre vacinas de COVID-19

Beijing, 28 jan (Xinhua) — A China está disposta a fortalecer a cooperação com a Bolívia sobre as vacinas contra COVID-19, disse o presidente chinês Xi Jinping na quinta-feira em uma conversa por telefone com seu homólogo boliviano, Luis Arce.

Nos últimos 36 anos, desde que a China e a Bolívia estabeleceram relações diplomáticas, eles fizeram progressos constantes nos laços bilaterais, disse Xi.

Especialmente durante o governo de Morales, os dois lados têm registrado trocas estreitas de alto nível, rápida expansão da cooperação econômica e comercial e uma sólida coordenação nos assuntos multilaterais, acrescentou Xi.

Desde o surto da COVID-19, a China forneceu à Bolívia assistência técnica e material para combater a epidemia através de vários canais, disse ele.

A China continuará apoiando a Bolívia na luta anti-epidêmica dentro de sua capacidade, disse Xi.

Xi ressaltou que a China sempre tratou a Bolívia como um bom amigo e um bom parceiro, e atribuiu grande importância à parceria estratégica China-Bolívia.

A China apoia a Bolívia na exploração de um caminho de desenvolvimento que se adapte a suas condições nacionais e na elevação contínua do índice de “melhor vida” do povo boliviano, disse Xi.

A China está disposta a melhorar a comunicação e a coordenação de políticas, compartilhar experiência de governança e aprender entre si, aprofundar a confiança mútua política e se apoiar, disse Xi.

Ele pediu aos dois lados que revisem sua cooperação prática para fazer melhores planos e que promovam conjuntamente a construção da cooperação do Cinturão e Rota.

A China está feliz em ver a Bolívia fazendo pleno uso das plataformas como a Exposição Internacional de Importação da China para promover seus produtos típicos de qualidade, disse Xi.

A China apoia as empresas dos dois lados na expansão da cooperação em agricultura, mineração, construção de infraestrutura, telecomunicações e outros campos, e quer promover os intercâmbios culturais e entre pessoas e cooperação local de acordo com a situação epidêmica, disse Xi.

Os dois lados devem realizar uma estreita cooperação dentro das Nações Unidas e outros quadros multilaterais, salvaguardar conjuntamente os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e trabalhar para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse ele.

Xi disse acreditar que, com esforços conjuntos, a parceria estratégica China-Bolívia continuará a alcançar novos resultados.

Por sua vez, Arce disse que a Bolívia e a China forjaram uma amizade tradicional inquebrável.

A Bolívia valoriza a amizade fraternal com a China e espera consolidar e estreitar relações bilaterais mais próximas, disse ele.

Arce expressou gratidão pelo apoio inestimável da China à Bolívia na luta contra a COVID-19 e sua expectativa por mais assistência da China.

A Bolívia está pronta para sinergizar melhor suas estratégias de desenvolvimento com a China, aprofundar a cooperação em vários campos e elevar sua parceria estratégica a um novo nível, disse ele.

A Bolívia está disposta a trabalhar com a China para construir ativamente o Cinturão e Rota e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Arce.