Quem chega a Trindade já encontra as seis barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura Municipal para o período da Romaria Virtual do Divino Pai Eterno que começa nesta sexta-feira (25/06) e segue até o dia 04 de julho.

Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Marden Júnior, na manhã desta quinta-feira, no Portal da Fé.

As polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros somam esforços com os fiscais de vários órgãos do município e profissionais da saúde que vão trabalhar durante o período na orientação e atendimento de eventuais romeiros que insistam em acessar a cidade, apesar da recomendação, da própria Igreja Católica, para que participem virtualmente.

O prefeito fez agradecimentos aos servidores, órgãos de fiscalização, de segurança e ao Governo do Estado, que apoia as restrições. Ele reconhece que a instalação das barreiras é um desafio às expectativas dessa época, quando Trindade é procurada por fieis de todo o país para pagar promessas e presenciar as celebrações.

“Peço ao Divino Pai Eterno que nos abençoe e cubra de proteção para que todos participem da Romaria virtualmente, de suas casas, e estejam conosco aqui no próximo ano”, disse Marden Júnior.

A decisão de limitar o acesso e desestimular a vinda de fieis significa “cuidado com a população trindadense e com a segurança dos romeiros”, observa o prefeito. Ele tem por base as informações Gabinete de Emergência em Saúde (GOE-Covid-19).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, somente na quarta-feira (23/06) foram confirmados 163 novos casos de Covid-19 em Trindade. “Seria um crime permitir aglomerações com pessoas vindas de diversas cidades e estados, com circulação de várias cepas de coronavírus pelas ruas do município, numa fase de enorme índice de contágio”, destaca.

Marden Júnior foi cumprimentado pelo deputado estadual Francisco Oliveira, que representou o governador Ronaldo Caiado. Segundo ele, o chefe do Executivo estadual manifestou agradecimentos ao prefeito pelas medidas preventivas adotadas. O vereador Leobino de Souza representou a Câmara Municipal de Trindade.

Bloqueio
A entrada em Trindade pela GO-060, onde fica o Portal da Fé, foi fechada para veículos a partir das 8h de hoje. Na rodovia há um bloqueio policial onde os condutores estão sendo orientados a não entrarem na cidade.

As medidas visam desestimular a entrada de fiéis que insistem visitar locais tradicionais, como o Santuário Basílica, as igrejas Matriz e do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio) que não realizam celebrações presenciais em atendimento ao decreto municipal 2.337/21, que está em vigor.

Os romeiros a pé serão orientados para o uso de obrigatório de máscara de proteção facial, sob pena de multa. Fiscais, policiais e bombeiros vão fazer abordagens e aconselharão os romeiros a encerrar a caminhada no Portal da Fé e retornar às suas residências, uma vez que a estrutura de serviços, como hospedagem, alimentação e comércio de rua, não estará à disposição.

Este ano está novamente proibida a entrada e a circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros e passeio de ciclistas. Eventos como missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares com presença de público estão proibidas nas igrejas tradicionais. Nas capelas setoriais, celebrações fora do calendário da romaria estão programadas, mas sem aglomerações, seguindo rígidos protocolos sanitários.

O comércio ambulante nas barracas e bancas de rua também está proibido este ano, assim como a realização da Feira da Terra, que ocorreria aos domingos. Estão proibidos shows e outros eventos com ou sem som. Os veículos tipo “trenzinho” não podem circular.

Nos 10 dias da Festa do Divino Pai Eterno, após as 18h, nas regiões 1 e 2 de Trindade, que somam 80 bairros, o comércio tipo bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lanchonetes, açaiterias, pit dogs, pizzarias e similares somente podem fornecer produtos no sistema pegue e leve (take away), drive thru e entrega (delivery). A multa para descumprimento varia entre R$ 73 e R$ 36.600, além de risco de interdição. As proibições valerão até 23h59 do dia 05 de julho.