Trindade já aplicou 71.441 doses de vacinas contra a doença. A sexta-feira (16/07) foi o primeiro dia de imunização na UBS do Guarujá Park. Avançar a cobertura é meta do prefeito Marden Júnior.

A Prefeitura Municipal ampliou para quatro o número de locais de vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito, na sexta-feira (16/07), primeiro dia de imunização na UBS do Guarujá Park. Unidade Básica de Saúde tinha agendada a vacinação da primeira dose de 200 pessoas com 39 anos ou mais, por meio do aplicativo “Trindade com Você”.

Já são 71.441 doses de vacinas aplicadas em Trindade, entre primeira e segunda doses. Nas últimas 24 horas, o boletim Covid-19 registrou 55 novos casos confirmados da doença, 73 pessoas recuperadas e nenhum óbito, em Trindade.

Avançar na cobertura da vacinação é uma meta do prefeito Marden Júnior. A determinação é de que, assim que cheguem mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde, elas sejam imediatamente enviadas aos locais de vacinação: as UBS Jardim das Oliveiras, Jardim Primavera, Guarujá Park, e o Parque Lara Guimarães.

O Gabinete de Operações de Emergência (GOE) espera a chegada, até sábado à tarde, de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O presidente do órgão, Cristiano Galindo, reforça que a distribuição será agilizada conforme essa entrega.

Cristiano Galindo considera que ter mais um local de vacinação é importante estratégia para o avanço na proteção dos trindadenses.

“As UBS foram escolhidas por sua localização que reduz os deslocamentos e porque elas têm estrutura para as condições especiais exigidas por algumas das vacinas”, como a temperatura baixa.

Mas a qualidade no atendimento é outra preocupação da prefeitura. Ontem, ansiosas pela vacina, muitas pessoas chegaram bem antes do horário agendado na UBS do Guarujá, surpreendendo a direção que precisou providenciar uma tenda para proteger do sol quem esperava, independente de terem chegado fora do horário agendado.

Mas os cuidados vão muito além. Trindade é um dos poucos municípios que providenciaram adesivos pós-procedimentos invasivos, iguais aos usados em coleta de sangue, só que para proteger o local da vacina.

Visivelmente ansioso e feliz, o serígrafo Carlos Luís Ribeiro, 42, mostrava o adesivo no braço enquanto dava um recado na porta da UBS na manhã dessa sexta-feira: “Estava ansioso por isso. Acho um absurdo algumas pessoas escolherem vacina”.

O trabalhador estava ainda mais contente por ter tido a oportunidade de vacinar próximo de onde mora, no Setor Vida Nova, situado na Região Central, a mesma da UBS. Esse foi um dos motivos de alegria para a costureira Edivânia Vieira da Silva, 39, moradora do setor Terra Santa, também perto do Guarujá Park.

“Agendei ontem no aplicativo e pude escolher esse local pra vacinar hoje mesmo, quase não acreditei”, contou.

Ela é uma das moradoras da cidade que viveram na pele os traumas da Covid-19. Edivânia e três primas se contaminaram em março, provavelmente em uma unidade hospitalar onde cuidavam de um tio que acabou morrendo da doença.

Como muita gente, ela convivia com o medo de pegar novamente a doença antes de ser imunizada. “Estou muito emocionada agora que recebi a vacina”, disse.

A escolha da UBS do Guarujá Park para também ser ponto de vacinação contra Covid-19 foi fruto de avaliações técnicas e de logística, cita Leonardo Izidório, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade. Ele acompanhou o início da aplicação das vacinas na manhã dessa sexta-feira e providenciou a tenda para fazer a cobertura da fila de atendimento na entrada da UBS.

A imunização contra Covid-19 está sendo realizada das 8h às 16h nas UBS e no Parque Lara Guimarães, onde, atualmente, só estão sendo vacinados idosos de 60 anos ou mais que já tomaram a primeira dose.

Uma informação que toda a população deve ter em mente na hora de agendar é que o sistema agiliza esse atendimento e permite uma programação das doses pela SMS, mas existem critérios obrigatórios. “Se a pessoa não atende aos critérios, não adianta agendar e vir porque a triagem é rigorosa nisso”, destacou o diretor. Por isso ele recomenda dobrar a atenção na hora de agendar.

O agendamento pode ser feito pelo app nos celulares Android (Play Store) e no site www.trindade.go.gov.br, no banner verde escuro, ambos denominados “Trindade com Você”. Depois de agendado, na hora de vacinar, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. Os telefones para informações são o 3506-7066 ou 3506-1629.

No Parque Lara Guimarães, a vacinação está acontecendo apenas para segunda dose de idosos de 60 anos acima e para pedestres.