Festival de Ópera de Goiânia apresenta peças de Menotti com apresentações a partir das 20 horas, com valor de entrada de apenas R$ 10,00

Nesta sexta, 31, e sábado, 1º de junho, às 20h, mais uma atração da segunda edição do Festival de Ópera de Goiânia promete encantar a plateia no Teatro Basileu França, no Setor Universitário. A apresentação é “Amahl e os Visitantes da Noite”, ópera em um ato do compositor ítalo-americano Gian Carlo Menotti. O evento é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Elenco é formado pelo Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênica da UFG e Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme. A d𝐢𝐫𝐞çã𝐨 cê𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐞 m𝐮𝐬𝐢𝐜𝐚𝐥 é de Marília Álvares e r𝐞𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 de Ângelo Dias. Segundo o secretário municipal de cultura, Kleber Adorno, o objetivo do festival é difundir a arte lírica na Capital.

“A intenção é dar oportunidade ao público da cidade de acesso a espetáculos operísticos de qualidade”, afirma o secretário.

Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 18h, limitados à capacidade do espaço, 800 lugares.

Histórico da obra

Foi encomendada a Menotti por Peter Herman Adler, diretor do programa de ópera da NBC e apresentada primeiramente no teatro de ópera NBC, em 24 de dezembro de 1951, na cidade de New York. Ela foi a primeira ópera composta para televisão na América.

Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme

A orquestra é resultado da atuação conjunta dos dois grupos artísticos de bolsistas ligados à da Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia: a Banda e a Camerata Juvenil de Goiânia. Foi fundada em 2017 a partir da reestruturação do antigo Projeto Musicalidade, criado em 1992. O grupo é composto por 84 jovens e adolescentes, que recebem uma bolsa de meio salário mínimo da Prefeitura de Goiânia. Tem participado de vários projetos musicais da cidade, como o Festival de Ópera de Goiânia, além de atuar nos principais teatros da cidade. Prioriza a atuação em espaços alternativos como praças, escolas e igrejas, buscando colaborar com a democratização do acesso à música de concerto em nossa cidade.

Serviço

Assunto: Festival de Ópera de Goiânia tem atração internacional neste fim de semana

Local: Teatro Basileu França, Setor Universitário

Data: sexta-feira, 31 e sábado, 1º de junho

Horário: 20h

Ingressos: R$ 10 na bilheteria do teatro.