Município do Sudoeste Goiano ficou com nota 98, Campinorte e Ouro Verde empataram em segundo com 97 pontos, Goiânia ocupa a 20º colocação e Aparecida de Goiânia foi a melhor avaliada em investimentos na saúde

O prefeito João Alberto Rodrigues (PRP) recebeu na última quinta-feira, ao lado do seu pai, o ex-governador e deputado federal eleito Alcides Rodrigues (PRP), o título de administração com maior índice de transparência do Estado de Goiás. O reconhecimento foi feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO).

A qualificação de Santa Helena é fruto da pesquisa Relatório Diagnóstico dos municípios goianos, do TCM-GO, que estabelece o ranking dos municípios com maior grau de transparência na administração pública. Santa Helena – que foi fundada em 8 de outubro de 1938 – e tem 38.485 habitantes, conquistou o 1º lugar com nota 98 no IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal e na Transparência na Informação no ano de 2018.

Aparecida lidera na saúde

O TCM-GO atribui notas de zero a 100. Estão empatados na segunda colocação, com 97 pontos, os municípios de Campinorte e Ouro Verde de Goiás. Para escolha dos homenageados foram adotados sete critérios de avaliação: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, tecnologia da informação, meio ambiente e cidades.

No primeiro quesito, receberam o certificado do TCM-GO os prefeitos Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia), Caio de Sousa Pereira Lima (Caiapônia), Renato Menezes de Castro (Goianésia) e Rogério Carlos Troncoso Chaves (Morrinhos). Na categoria Transparência, o primeiro lugar ficou o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues, seguido por Agnaldo Antônio, de Campinorte, e Jaime Ricardo, de Ouro Verde.

Presenças

A solenidade, conduzida pelo presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, foi prestigiada pelo chefe de Gabinete Particular do Governador, Ricardo Yano; vice-governador eleito Lincoln Tejota; procuradora Ana Vitória Caiado, ex-governador e deputado federal eleito Alcides Rodrigues, procurador do Ministério Público de Contas, Henrique Pandim; presidente da AGM, Kelson Vilarinho; presidente da FGM;, Haroldo Naves; presidente da União de Vereadores de Goiás, Ricardo Carneiro; vice-reitora da UFG, Sandra Chaves; vice-presidente do TCM-GO, Daniel Goulart e demais conselheiros, entre eles Valcenor Braz, coordenador do IEGM.

Ao discursar, o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, parabenizou os prefeitos homenageados e recomendou a eles que “difundam as boas práticas de suas gestão aos demais colegas, principalmente no que tange à transparência”. Ele aproveitou para reforçar que o TCMGO tem buscado conscientizar, cada vez mais, os prefeitos, mostrando que é necessário fazer uma boa gestão por meio de planejamento e prestação de contas transparente. (Com informações da assessoria de comunicação do TCM-GO).