Aparecida de Goiânia completou neste Onze de Maio de 2019 seus 97 anos de existência. A cidade que nasceu fruto da fé de devotos de Nossa Senhora Aparecida, é hoje um dos mais importantes pólos de desenvolvimento do Estado e do Brasil.

Aparecida de Goiânia mostrou toda a sua força hoje, no dia em que conta contagem regressiva para o seu primeiro século. O dia começou com a divisão de um bolo gigante, de 97 metros, para comemorar cada ano de existência da cidade. O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) partiu o primeiro pedaço. O ato teve como testemunha várias autoridades municipais e do Estado, entre elas o vice-prefeito Véter Martins (SD), o prefeito da Capital, Iris Rezende (MDB), o senador Vanderlan Cardoso (PP), o ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) e o ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB), além de deputados estaduais, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas que prestigiaram o evento.

O bolo gigante logo-logo desapareceu nas mãos da população que compareceu em maça para dar os parabéns à cidade que escolherem viver. Ana Vitória, 14 anos, compareceu ao lado da mãe e disse que estava feliz em prestigiar a festa. “Eu amo Aparecida e é lógico que eu vim comer bolo. Aniversário tem que ter bolo, não é”, sorriu.

 

Várias famílias se portaram ao longo do da Avenida Independência, ao lado do Aparecida Shopping, para conferir o desfile das fanfarras e bandas de música e as apresentações que enriqueceram o evento, como o show de motos de Marcos Doidera e sua equipe e a Cavalgada da Fé, encerrando o desfile.

O tradicional Desfile Cívico teve a participação de mais de seis mil pessoas, entre estudantes da rede municipal e estadual, policiais militares e civis, bombeiros militares, Guardas Civis, servidores municipais, entre outros.

Nos seus primórdios, Aparecida de Goiânia era uma cidade pacata, ou uma “corrutela”, como se diz em Goiás. Com o passar dos anos, a cidade foi crescendo em tamanho e importância. Hoje Aparecida de Goiânia conta com  população atual quase 600 mil habitantes. O aparecidense, que antes não tinha identidade própria, e as vezes sentia até vergonha de sua cidade, nos dia de hoje diz com orgulho que mora em Aparecida.

Este orgulho de ser aparecidense foi demonstrado pela multidão que acompanhou o desfile cívico, e que também fez uma festa paralela, com a manifestação de grupos de skatistas, de rap,  hip-hop e capoeira  que ocuparam a Parque da Família, ao lado do Aparecida Shoppping. São estas aparecidenses que que a cada noite batem recordes de público no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

Hoje a noite a festa continua com o montaria de touros e o show de Naiara Azevedo no palco do Aparecida é Show. Amanhã, a final do torneio de touros e apresentação de Leo Magalhães para encerrar com chave de ouro as comemorações.