Ferramenta será aberta ao público e vai atender diferentes áreas da secretaria com disponibilização e análise de dados geográficos como suporte à gestão e à tomada de decisões. Lançamento será no dia 02 de junho, durante Semana do Meio Ambiente. Enquete para escolha do nome está disponível no site da Semad até a sexta-feira (29/05).

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lança a nova plataforma de dados espaciais da gestão ambiental do Estado de Goiás no dia 02 de junho (terça-feira), durante a Semana do Meio Ambiente. “É a primeira vez que Goiás conta com um instrumento muito avançado de informações públicas e transparentes sobre meio ambiente”, diz a secretária Andréa Vulcanis.

Os internautas e usuários de serviços da Semad poderão escolher o nome da nova plataforma de dados espaciais no endereço www.meioambiente.go.gov.br. A votação vai até a sexta-feira (29/05) e o resultado será divulgado no site e nas redes sociais da pasta.

No dia 02 de junho (terça-feira), durante a Semana do Meio Ambiente, a apresentação será feita pelo superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Dizarz. “Trata-se de uma ferramenta interativa que garante a interoperabilidade, integração e disseminação das informações espaciais produzidas pela Semad”, diz ele.

Concebida pela Gerência de Monitoramento Ambiental e de Tecnologia da Informação, a plataforma atenderá as diferentes áreas da Semad, com a disponibilização e análise de dados geográficos, como suporte à gestão ambiental e à tomada de decisão. A ferramenta é aberta e será disponibilizada para o público externo.

Estarão à disposição da sociedade todas as informações, dados de licenças e autorizações, embargos, outorgas, autos de infração, unidades de conservação, áreas de mananciais de abastecimento público, dentre outros conteúdos.

“Essa estrutura tem o objetivo de promover uma sistematização, padronização, divulgação e uso racional de informações geoespaciais que são colhidas nas atividades da Semad e nos programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pelo nosso corpo técnico”, explica a secretária Andréa Vulcanis.

São seis opções de nome para os usuários escolherem neste link:

https://forms.gle/fWcifrCDhd5DpgKT6

PUMA – Plataforma Unificada do Meio Ambiente

GEOamb GO – Plataforma Geointerativa de Dados Ambientais de Goiás

SIGA GO – Sistema de Informações Geográficas Ambientais do Estado de Goiás

INFOAMB – Informações Ambientais Estratégicas do Estado de Goiás

GAIA – Gerenciamento Ativo de Informações Ambientais do Estado de Goiás

SEMAD Geo