Pacientes podem procurar o reforço nesta quarta-feira, 19, até a sexta-feira, 21;05 sem necessidade de agendamento no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Com baixo estoque de vacinas da Coronavac, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia centralizou a aplicação da dose 2 do imunizante. A partir desta quarta-feira, 19 de maio, os moradores que precisam receber o reforço da vacina produzida pelo Butantan devem procurar exclusivamente o drive-thru do Aparecida Shopping (Avenida Independência, Setor Serra Dourada), de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, ou a Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro), também de segunda a sábado, das 9 às 16 horas. Em ambos os casos, não é necessário agendamento. A iniciativa visa evitar qualquer tipo de perda técnica das doses. A vacinação segue normalmente em todos os outros postos da cidade, com aplicação da AstraZeneca e Pfizer.

“É importante frisar que ainda temos estoque suficiente para aplicação da dose 2 em quem já alcançou o intervalo de 28 dias da Coronavac. Não está faltando vacinas pra esse grupo. O reforço do imunizante está garantido e é extremamente importante para completar o ciclo de proteção. A medida de centralização é justamente para que não falte doses para ninguém. Aplicar o reforço somente em dois locais próximos um do outro facilita a logística e evita perdas técnicas. E nesse momento é uma medida necessária”, afirmou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Balanço
De acordo com o último balanço realizado pela Secretaria, até o dia 15 de maio, 109.326 doses já haviam sido aplicadas na cidade. 69.587 referentes à primeira dosagem e
39.739 referentes à segunda dosagem. Ao todo, o município já havia recebido 158.620 vacinas de três laboratórios: Butantan (Coronavac), Fiocruz (AstraZeneca) e Pfizer. O estoque disponível no dia 15 era de 27.210 doses para a primeira aplicação e 9.570 para a segunda aplicação. Houve registro de perdas técnica de 12.045 doses.

Campanha de Vacinação

Além da aplicação da dose 2 da Coronavac em dois postos, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia segue com o cronograma da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no município normalmente. Neste momento, estão sendo aplicadas as primeiras doses em pessoas acima de 18 anos com comorbidades, com deficiências permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), síndrome de down e renais crônicos. Grávidas e puérperas com mais de 18 anos e com comorbidades também estão no grupo prioritário de vacinação desta fase da campanha.

A aplicação da primeira dose da vacina pode ser feita nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Em ambos os casos não é necessário agendamento e o atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira enquanto tiver doses no estoque.

O imunizante também está sendo aplicado em cinco Unidades Básicas de Saúde: Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Veiga Jardim e na Central de Imunização. O atendimento nesses locais é por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). A vacinação de gestantes e puérperas ocorre exclusivamente mediante agendamento.

A Secretaria alerta que para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. Para tanto, a pasta criou um modelo padrão de formulário. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a imunização, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Para as pessoas com deficiência são aceitos ainda os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade.

Já a aplicação da segunda dose dos imunizantes está disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e também nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorrerá exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.