Air­ton Ferreira dos Santos Filho é um pioneiro em projetos pedagógicos de interação, ensino e rea­bilitação em dependentes de álcool e drogas.

 

Renato Dias

A Psicofarmacologia que todo psicólogo deve saber é o tema de curso que o médico psiquiatra Air­ton Ferreira dos Santos  Filho, um pioneiro em projetos pedagógicos de interação, ensino e rea­bilitação em dependentes de álcool e drogas, irá ministrar sexta-feira, sábado e domingo, em Goiânia. O pesquisador abordará múltiplos temas como neurociência, dependência quími­ca, transtornos psicóticos, de ansiedade e de humor e trocas de experiências da prática clínica Carga horária: 20 horas. Dias: sexta-feira, 18h às 22h; sábado, de 8h-12h e 14h-18h; domingo, 8h às 12h. Local: SOLUS – Instituto de Desenvolvimento Humano, rua 104-C, 47, Setor Sul.

O público alvo é o profissional de saúde ‘não médico’. A referência é a psicólogos, enfer­mei­ros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, de arte-educação e ciência do corpo, estudantes de graduação da área de saúde e interessados no tema. As aulas terão fo­co na prática clínica. Com o uso de metodologias ativa e dinâmica. O programa traz ex­po­­si­ções dialogadas, discussão e análise de casos clínicos, rodas de conversa e abordagens in­te­ra­ti­vas com emprego de recursos audiovisuais e imagéticos – arte, fotografia, filme, painel e vídeo

O curso A Psicofarmacologia que todo psicólogo deve saber quer atenuar supostas falhas de formação dos profissionais de saúde em interdisciplinaridade. O que significa processo de integração entre disciplinas e o campo do conhecimento. Uma associação de disciplinas, por conta de projeto ou de objeto que lhes sejam comuns: nesse caso, a saúde mental. É dever do profissional de saúde ou de outras áreas inserir-se no contexto interdisciplinar e se preparar para tratamentos éticos e com maior probabilidade de serem bem-sucedidos, explica ele.

Interdisciplinaridade

A estratégia do médico psiquiatra Air­ton Ferreira dos Santos Filho é formatar a capacitação introdutória interdisciplinar no campo da saúde mental. Com esclarecimento de dúvidas de profissionais que recebem pacientes ou têm rotinas de atuação junto a pessoas em uso de medicamentos psicotrópicos. Em pauta: a necessidade do uso de tanta medicação. Mais:  os efeitos colaterais dos remédios. Como o profissional da saúde pode se inserir no manejo interdisciplinar mais adequado de casos no campo da saúde mental, sublinha o especialista.

 

Serviço:

Curso: A Psicofarmacologia que todo psicólogo deve saber

Data: Sexta-feira, sábado e no domingo

Local: SOLUS – Instituto de Desenvolvimento Humano

Endereço: Rua 104-C, nº 47, Setor Sul, Goiânia

Informações e inscrições: 62-3101-3100, 62 – 99805-6075 e 62-98131-6801.