Leia a nota dos governadores:
“Os governadores do Nordeste repudiam ameaças autoritárias, a exemplo da absurda sugestão de edição de um novo AI-5. Defender a democracia é fundamental para que haja paz e prosperidade no Brasil. Ditadura nunca mais.“.
Rui Costa, Bahia
Renan Filho, Alagoas
Camilo Santana,Ceará
Flávio Dino, Maranhão
João Azevedo, Paraíba
Wellington Dias, Piauí
Fátima Bezerra, Rio Grande do Norte
Belivaldo Chagas, Sergipe
Paulo Câmara, Pernambuco
AI-5 nunca mais! Ampla união pela democracia!
As declarações do deputado federal paulista Eduardo Bolsonaro, líder do PSL na Câmara dos Deputados, com ameaças de reedição do AI-5, instrumento do auge do período autoritário editado em 1968, merece firme repúdio das forças democráticas. E alerta para a escalada autoritária contra o Estado Democrático de Direito.
O filho do presidente da República já havia feito ameaça semelhante, inclusive com a bravata de que fecharia o Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Bolsonaro vitupera novamente contra os partidos políticos, a base da democracia e, sem meias palavras, diz que a Constituição pode ser rasgada.
Manifestamos, coesos, a defesa da Constituição e do Estado Democrático. À medida em que o autoritarismo avança, é preciso, cada vez mais, a ação de amplas forças para enfrentá-lo. Nesse momento grave, a união em torno da democracia é a garantia de que podemos isolar e derrotar as vias do golpismo.
Brasília, 31 de outubro de 2019
Carlos Luppi – presidente do PDT
Gleisi Hoffmann – presidenta do PT
Juliano Medeiros – presidente do PSOL
Luciana Santos – presidenta do PCdoB