O delegado Rodney Miranda, que assume no próximo ano a SSP (Secretaria de Segurança Pública), apresentou ontem os nomes dos novos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Para liderar a PM, foi indicado o Coronel Renato Brum dos Santos, o Corpo de Bombeiros Militar será comandado pelo Coronel Dewislon Adelino Mateus. “Fizemos várias consultas e conversamos com muitas pessoas com o intuito de buscar um perfil operacional, que exercesse bom controle para a tropa. Temos muitas pessoas qualificadas na corporação e optamos por nomes que agregam essas características e apresentam também a capacidade de gestão que vão exercer a frente das suas corporações”, explicou Rodney sobre o critério de escolha dos comandantes. O evento aconteceu no Hotel Hilton Garden, em Goiânia.
Questionado sobre o aumento do efetivo tanto da PM, quanto do Corpo de Bombeiros, o secretário Rodney Miranda explicou que pretende trabalhar em duas frentes. “Vamos promover a reestruturação das corporações, buscando profissionais que hoje ocupam funções administrativas para exercerem seu trabalho nas ruas. Buscaremos obsessivamente a ampliação do número de policiais e bombeiros nas ruas promovendo o trabalho de enfrentamento e prevenção”, garantiu o Secretário.
Rodney Miranda classificou o sistema prisional como uma das maiores deficiências do Estado e assegurou que o trabalho a partir de janeiro buscará a reestruturação do sistema, através da aceleração de obras em andamento, a separação de presos por grau de periculosidade e a busca de apoio do Governo Federal. De acordo com o Secretário, o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) já abriu diversas frentes de conversas com o futuro presidente. “Vamos trabalhar com firmeza para que essa fase de insegurança seja superada e possamos trazer tranquilidade e paz para as famílias goianas”, finalizou.
O vice-governador eleito, Lincoln Tejota foi enfático ao afirmar que o objetivo da nova equipe de segurança pública é resgatar a sensação de segurança da população. “Não dá para responder ataques de bala com flores, a polícia terá retaguarda do governo para atuar de forma profissional e eficiente, para dar respostas a sociedade. O novo comandante já deixou claro, enquanto estivermos à frente do governo, bandido não faz fama e nem nome em Goiás”, assegurou o deputado.
O secretário Rodney Miranda apresentou também o nome do Coronel Newton Nery De Castilho, para comandar a Secretaria da Casa Militar, e do Coronel André Henrique Avelar de Sousa, apresentado como o novo Subcomandante geral da Polícia Militar.
Quem são os novos comandantes da PM e Bombeiros:
Coronel Renato Brum dos Santos – Comandante Geral da Polícia Militar
Ingressou
na Polícia Militar do Estado de Goiás em 1991, 45 anos, casado, pai de 3 filhos, nascido em Goiânia, atualmente com 27 anos de serviço. Atualmente Comandante do 2º COMANDO REGIONAL DA POLÍCIA MILITAR (Aparecida de Goiânia).

ATIVIDADES PROFISSIONAIS EXERCIDAS: · Comandante da 2ª CIA do 8º BPM; · Oficial Comandante de Equipe – ROTAM Comando; · Chefe do Centro Penitenciário Odenir Guimarães (POG); · Subcomandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM; · Comandante do Centro de Formação de Oficiais; · Comandante do Centro de Formação de Praças; · Subcomandante do Batalhão de Choque; · Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar; · Comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar; · Comandante do Centro de Operações da Polícia Militar de Aparecida de Goiânia – COPOM; · Comandante da 41º Batalhão da Polícia Militar; · Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar; · Comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM (2 vezes);

Bacharel em direito, nascido em Goiânia, tem 46 anos. É especialista em segurança pública, tem 27 anos de Polícia Militar, ex-comandante da Rotam, ex-superintendente diretor geral penitenciário, ex-sub-secretário de segurança pública. Atualmente está à frente do terceiro Comando Regional de Polícia Militar (Com Sede em Anápolis).

Formado em engenharia de segurança e gestão pública, especialista em operações em altura, realizado no corpo de Bombeiros de São Paulo, e operações em montanhas, realizado no exército brasileiro, 44 anos, 27 anos de serviços no Corpo de Bombeiros. Ex-comandante da capital, ex-comandante do 3 Comando Regional sediado em Anápolis e atualmente ocupava a função de Comandante de Apoio Logístico da corporação.

Bacharel em Direito, nascido em Goiânia, 47 anos, 28 anos de PM, Especialista em Segurança Pública, Curso do Grupo Especial de Operações na Espanha.
Comando: Ex-comandante da 15 CIPM, foi sub-comandante da Rotam e Comandante da Companhia de Choque, exerceu a função de sub-comandante do Batalhão de Choque e Comandante do Tático Operacional Rodoviário, Ex-Comandante do COD, Ex-assistente PM na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e atualmente Chefe do Estado Maior Estratégico.