O RAM Group, empresa alemã do ramo de tecnologia pode desenvolver parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para produzir no Brasil testes rápidos para o covid19.

O Diretor de Aplicação e Desenvolvimento, Mr. Nikhil Ponon foi recebido na manhã desta segunda-feira, 10, no Instituto de Patologia e Saúde Pública da UFG (IPST-UFG),  pelo reitor Edward Madureira, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, pelo Diretor do IPTSP, Prof. Dr. José Clecildo Barreto Bezerra e equipe.

Nikhil Ponon fez a apresentação da tecnologia THz (Therahertz), um equipamento do RAM Group que faz o diagnóstico do coronavírus covid19 por meio de amostra de saliva, com coleta pela boca, evitando o desconforto do teste RT-PCR, que é feito injetando uma haste flexível pelo nariz.

Um kit é fornecido para coleta, o material é escaneado oferecendo em 30 segundos  o diagnóstico, conforme mostra o video abaixo:

A ideia do RAM Group é trazer para o Brasil esta tecnologia que é utilizada na Alemanha, Singapura entre outros países .

De acordo com Nikhil Ponon a audiência mostrou que é possivel alinhar uma possível parceria e troca de tecnologias entre o RAM Group e os cientistas da UFG, que já prestam consutorias a vários governos municipais e estaduais no combate ao covid19.

Uma nova visita técnica está marcada quando novas demonstrações da tecnologia e dos trabalhos desenvolvidos pela UFG serão analisados pelas partes.

O encontro também contou com as presenças das professoras Dra. Luana Ribeiro, Dra. Menira Souza e Dra. Fabíola Fiaccadori,dos pesquisadores Dr. João Bosco, Dr. Pedro Porto, e de Walace Bras Chefe de Gabinete do Deputado Federal Prof. Alcides Ribeiro.