A ação segue a estratégia da Prefeitura de Goiânia de monitorar as áreas com maior índice de contaminação do novo coronavírus. O objetivo é identificar pessoas assintomáticas e quebrar a cadeia de transmissão

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (26/2) a testagem de antígeno na região da 44. Os testes serão feitos na modalidade pedestre, na rua 67-B, quadra 141-A, lote 51 no Setor Norte Ferroviário, em frente à entrada 10 do Shopping Mega Moda, das 8 às 15 horas. A ação segue a estratégia do município de monitorar as áreas com maior índice de contaminação do novo coronavírus.

“A região da 44 é um polo de compras da nossa capital que recebe um grande fluxo de pessoas todos os dias, então a taxa de contaminação neste local costuma ser bem alta. O objetivo desta testagem é identificar as pessoas que estejam assintomáticas e isolá-las, para quebrar a cadeia de transmissão do vírus,” explica a gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis (SMS), Marília Belmira.

A prefeitura vai disponibilizar 2 mil testes, cujo material é coletado pelo nariz com hastes flexíveis (swab). O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos. Podem fazer o exame pessoas acima de 12 anos que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde ou agendar uma coleta domiciliar na Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19 pelos telefones 3524-6305 (Whatsapp) ou 3267-6123.

Balanço da testagem

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 5/8, Goiânia já testou 127.379 pessoas, sendo que 14.852 tiveram resultado positivo para a Covid-19, representando 11,7% do total.