Pesquisa da Yubo mapeou as preferências de jovens no Brasil sobre política e as eleições deste ano.

São Paulo, Brasil – A poucos dias das eleições municipais, as redes sociais estão sendo agitadas por memes, debates acalorados, filtros e transmissões ao vivo. Os jovens da Geração Z, é claro, não poderiam ficar de fora e estão tratando do tema em todas as suas redes, entre elas o Yubo – uma plataforma social focada em fornecer um ambiente online seguro onde os jovens têm a liberdade de socializar com pessoas de sua própria faixa etária. Para mapear as preferências dos usuários brasileiros sobre política, o aplicativo conduziu este mês uma pesquisa com mais de três mil respondentes.

De acordo com os dados da pesquisa, dos jovens ouvidos por Yubo que irão votar neste ano, 39% afirma que pretende votar em candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) ou do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Por serem nativos digitais, quase 70% dos respondentes afirmou que usa somente as redes sociais para se atualizar sobre o tema. Muitos desses jovens também utilizam as redes para se posicionar sobre política e discutir assuntos relevantes para a escolha de um novo prefeito ou vereador em sua cidade.

Entre os usuários do Yubo, 52% se consideram politicamente ativos nas redes sociais e somente 38% preferem evitar estes temas e apenas acompanhar os posts sobre o assunto.

Prioridades na política

Os jovens da Geração Z estão atentos às propostas dos candidatos e têm algumas prioridades na hora de escolher quem levará os seus votos.

Em primeiro lugar, com votos de 70% dos usuários, está a preocupação do político com os cuidados essenciais à população, com a construção e manutenção de escolas, hospitais e auxílios do governo para quem mais precisa

Para 45% dos respondentes, é prioritário que o candidato faça parte ou apoie grupos LGBTQ+, negros ou deficientes.

Em terceiro lugar, 40% dos jovens afirmam que sua prioridade para escolher um candidato é a realização de melhorias em obras de infraestrutura, como saneamento básico, transporte público e trânsito.

Outro assunto que reflete nas preferências políticas dos jovens é a visão da própria família sobre o assunto. 55% deles disseram que têm, em partes, o mesmo direcionamento e opiniões de seus pais. Por outro lado, 21% têm ideias totalmente diferentes, o que pode significar bastante dor de cabeça ou ainda debates enriquecedores com a própria família.

“Como acontece frequentemente, os jovens veem nas redes sociais uma plataforma para trocar ideias e entender sobre política e isso ressalta a importância de transformar esses ambientes em um espaço seguro. Yubo se posiciona como esse espaço social em que a geração Z consegue conversar sem medo de retaliação ou métricas de engajamento”, diz Sacha Lazimi, cofundador e CEO do Yubo.

O Yubo possui um modelo que evita a divulgação de notícias falsas, já que o App é focado em conversas em tempo real entre pequenos grupos de pessoas e não promove conteúdo para grandes públicos.

Sobre Yubo

Yubo é um novo espaço social que dá aos jovens espaço para serem eles mesmos. Inspirado pelo físico e habilitado pelo digital, o Yubo foi projetado para reunir o melhor das interações humanas offline e online. Hoje, os jovens passam grande parte do seu tempo social online, no entanto, eles não conseguem encontrar um espaço de baixa pressão onde possam apenas conviver com sua faixa etária, longe das pressões das expectativas. Ao possibilitar o convívio e a socialização em pequenos grupos, Yubo está ajudando os jovens a descobrir o mundo e a si mesmos por meio de conversas com outros jovens de diferentes culturas e países. Acreditamos que Yubo é o primeiro de seu tipo e irá inspirar socialmente e capacitar uma nova geração. Baixe o Yubu na Apple Store e Google Play.