O governo do presidente Jair Bolsonaro é desaprovado por 46% da população. É o que aponta a nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada quarta-feira (9) pelo site Poder360.

Segundo o levantamento, os brasileiros que cursaram o ensino superior (64%), os moradores das regiões Sudeste e Nordeste (54% em ambos os estratos) e os que recebem mais de dez salários mínimos (70%) são os que mais desaprovam a gestão bolsonarista.

Para 40% da população, Bolsonaro é “ruim” ou “péssimo”

O índice geral de rejeição, ainda assim, é próximo ao de aprovação (43%). Os moradores das regiões Norte (60%) e Sul (55%) são os grupos que mais disseram aprovar a administração de Bolsonaro.

O PoderData também perguntou o que os entrevistados acham do trabalho de Bolsonaro como presidente: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Para 40% da população, Bolsonaro é “ruim” ou “péssimo” – percentual similar ao registrado 15 dias antes. Já os que acham Bolsonaro “ótimo” ou “bom” são 37%.

No grupo que ganha dois salários mínimos –, as taxas de aprovação são mais altas. É nesse grupo que se concentra grande parte dos beneficiários do auxílio emergencial.

Os dados foram coletados de 7 a 9 de dezembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 505 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.