O técnico espanhol, atualmente à frente do time do Manchester City, não teme polêmicas e disse em evento da XP Investimentos que ” só se interessa pelo dinheiro do seu trabalho e que não acredita em ganhar dinheiro dormindo”.

da RBA

Um dos convidados para palestrar no Expert XP, evento virtual promovido pela XP Investimentos, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola deu uma cutucada nos investidores do mercado financeiro. Um dos treinadores de futebol mais vitoriosos e respeitados de todos os tempos, o espanhol apresentou o painel A Construção de um Time Vencedor. Questionado sobre investimentos por um dos sócios da XP, Pedro Mesquita, o técnico afirmou que só se interessa por dinheiro ganho com seu trabalho, e não em “ganhar dinheiro dormindo”. Pep Guardiola criticou, ainda, mecanismos sociais que aumentam a pobreza entre os mais pobres e criam riqueza para os mais ricos, relata o jornalista Guilherme Amado.

“Precisamos de novas ideias, novas tecnologias para trazer o básico para quem não tem. Quanto mais gente agindo assim, melhor estará o nosso mundo”, disse o treinador que se consagrou também como atleta no Barcelona, teve passagem vitoriosa pelo Bayern de Munique e atualmente está no futebol inglês, segundo nota publicada pela XP. O site de investimentos, no entanto, não publicou as afirmações do técnico palestrante sobre o “dinheiro que se ganha dormindo”.

Posições firmes

Guardiola não foge de polêmicas. No ano passado, em entrevista concedida à Goal, o técnico elogiou jogadores de futebol que se posicionaram em prol do movimento antirracista que se espalhou pelo mundo. E classificou as pessoas que acreditam que os atletas não devam se envolver com questões “extracampo” de “estúpidas”, relata o site 90 min.

Pep Guardiola já sofreu pressão por defender publicamente a independência da Catalunha, na Espanha. Em 2019, declarou sua preocupação diante do racismo no futebol e na sociedade e também criticou o crescimento da extrema direita na Europa. “O problema não está apenas no futebol, e sim na sociedade. Veja o avanço da extrema direita na Europa e as mensagens que são utilizadas para conquistar votos e eleições. Nós não estamos seguros.”

Evento de peso

O evento virtual da XP prevê 200 palestras, entre elas a da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, a política norte-americana Hillary Clinton, Randi Zuckerberg, empresária, irmã e parceira de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, além de atletas olímpicos brasileiros e os ministros do STF Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, entre outros. O Expert XP teve início na terça-feira (24) e será encerrado nesta quinta (26).