O prefeito Iris Rezende reinaugurou o parque na manhã de sábado (29). Nova proposta atende ao  conceito de sustentabilidade e valoriza a beleza natural do Mutirama.

Durante a solenidade de abertura, Iris Rezende anunciou que a partir de agora o parque terá entrada gratuita permanente: “Como cobrar ingresso, se o Mutirama foi construído para atender, sobretudo, as crianças cujos pais não têm ações de clubes? Então, tomamos essa atitude: de hoje em diante, não haverá mais cobrança de ingresso para as crianças frequentarem o Mutirama”, disse. “Se no passado, quando construí o parque, não tive a oportunidade de inaugurá-lo, hoje me realizo entregando para a população o Mutirama revitalizado”, completou.

Dentro das adequações e melhorias que a Prefeitura de Goiânia implantou no parque Mutirama, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) executou a limpeza das áreas internas e externas, reparos nas instalações e implantou um novo paisagismo.

A partir de agora, 0 visitante vai apreciar cerca de 70 novos canteiros construídos ou revitalizados com elementos sustentáveis composto de plantas coloridas, verde da grama, palmeiras, árvores nativas, pedras, bloquetes de cimento e telhas.

A nova composição paisagística ainda incluiu 25 vasos de cerâmicas que foram pintados com cores diversas e preenchidos com espécies como moreia e buchinho. O objetivo foi implantar uma ornamentação que valorize a beleza natural do parque, tudo com uma demanda muito pequena de manutenção e irrigação.

Treinamento visando mais segurança

Os servidores que vão atuar no funcionamento do parque – mais de 100 -, receberam treinamento. A qualificação incluiu regras sobre o funcionamento dos brinquedos e seus protocolos de segurança. Os novos operadores também realizaram cursos de primeiros socorros e brigada de incêndio.

Cerca de 200 servidores da Comurg trabalharam na restauração do local. Além do ajardinamento, eles fizeram a poda das árvores, varrição, rastelação, pintura das grades, reparos no piso paver e nas instalações, dentre outras ações de limpeza, obras e infraestrutura. Também foram inseridos nas dependências do parque 50 novas lixeiras, bancos e mesas.

Em alguns brinquedos, como o Tobogan e Splash, a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) determinou a instalação de equipamentos tipo guarda-corpo – como mais uma medida de reforço na segurança.

Além da Comurg, servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e da Agetul também fizeram parte na força-tarefa que deixou o Parque Mutirama em condições de reabertura.