Requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as ações e omissões do governo federal no combate à covid-19 foi apresentado nesta quinta-feira (4) no Senado. No mesmo dia, o Brasil registrou 1.232 mortes por causa da doença.

Do BdF

No pedido de abertura da Comissão, o autor do texto, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que as medidas “erráticas do governo federal não podem mais passar incólumes ao devido controle do Poder Legislativo”.

Podcast: Mortes por covid aumentam no Brasil e vacinação continua cercada de incertezas

O documento reuniu assinatura de 30 senadores, acima do mínimo necessário de 27 apoiadores. A decisão final sobre a instalação ou não da CPI fica a cargo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Os senadores querem também apuração urgente sobre a conduta do governo em relação à escassez de oxigênio que atingiu o estado do Amazonas em janeiro.

O requerimento afirma que houve “grave omissão”, já que o Ministério da Saúde foi alertado sobre o problema antes da crise de abastecimento

Ainda segundo o pedido, o governo federal viola direitos fundamentais básicos à vida e à saúde de toda a população desde o início da pandemia.

A falta de apoio a medidas de prevenção da propagação da covid e a politização da vacina são citadas como exemplos de má gestão a serem investigados.

Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Somente nesta quinta-feira (4), o Brasil confirmou 56.873 novos contaminações, o total de infectados desde que o vírus foi registrado pela primeira vez chega a quase 9,4 milhões. O coronavírus já causou a morte de 228.795 pessoas em  território nacional.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.