O  dia 11 de maio de 1922 marca a data de fundação de Aparecida de Goiânia. Neste dia os pioneiros ergueram uma cruz de aroeira, rezaram uma missa e se comprometeram à construir uma capela. No dia 12 de outubro a igrejinha, em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida era inaugurada.

A fé e a religiosidade marcam a criação do município, que tem como símbolo histórico a  Igreja Matriz.  Aparecida começou pelas mãos dos fazendeiros José Cândido de Queirós, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso  que doaram quatro alqueires de terras para construção do povoado. Passados 97 anos, Aparecida de Goiânia é a cidade que mais cresce em Goiás,  tendo a segunda maior população do Estado ( 565 957 habitantes) e o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) prepara uma grande festa para comemorar este aniversário de fundação da cidade, que é uma contagem regressiva para os 100 anos do município. Aparecida de Goiânia.  As festividades e ações terão início nesta quarta-feira, 1º com a tradicional festa do trabalhador. Entre os dias 08 e 12 de maio será realizada a 9ª edição do Aparecida é Show com a presença de artistas locais e nacionais com entrada gratuita para que todos possam participar dos festejos.

E no dia 11 de maio, data do aniversário de Aparecida, será realizado o desfile cívico municipal, com os parabéns sendo cantado com um bolo de 97 metros, que será distribuído para a população presente. As comemorações terão início às 8h, na Avenida Independência, no Parque da Família, setor Village Garavelo. O bolo de 97 metros é personalizado com imagens da cidade. A festa contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, deputados federais e estaduais, secretários municipais, vereadores e outras autoridades do Estado.

 

Indústrias e serviços

Aparecida de Goiânia, que nos seus primórdios era pouso de tropeiros, ganhou ganhou protagonismo a partir das construções de Goiânia (1933) e Brasília (1960), quando sofreu o impacto do desenvolvimento trazido pelas novas capitais do Estado e da República. Se até os anos 1980, Aparecida de Goiânia era conhecida como “cidade-dormitório”, a partir dos anos 1990 a cidade passou a ser um centro de atração de empresas, com as construções dos distrito agroindustriais (DIMAG, DAIAG, Pólo Empresariais e outros), que atraíram para o município empresas de alimentos,  logística, farmoquímicas, de perfume, centros de distribuição e milhares de outras. Atualmente a  cidade possui mais de 46 mil CNPJs ativos, consolidando-se como altamente atrativa para investidores e empresários de diversos setores.

Essa atração resultou em um significativo crescimento do mercado imobiliário e logístico de Aparecida. Para o prefeito Gustavo Mendanha, o município se destaca em Goiás em várias frentes e áreas.

“Aparecida é referência em desenvolvimento econômico, em qualidade de vida, geração de emprego, valorização da cultura e saúde pública. Nossa cidade cresceu. Deixamos de ser a cidade problema e passamos a ser uma das principais locomotivas de desenvolvimento do Estado”, frisa.

 

 Aparecida é Show

De 08 a 12 de maio será realizada a tradicional festa de shows e rodeio no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. O Aparecida é Show terá entrada franca todos os dias. O local será palco de atrações musicais que este ano incluem artistas nacionais como Isadora Pompeo e Casa Whorship (dia 08), Gustavo Lima (dia 09), Naiara Azevedo (dia 10) Gabriel Diniz (dia 11), e Leo Magalhães no domingo (12) Dia das Mães. As competições do tradicional rodeio começam às 21h nos dias 09 a 12. E a partir das 23h30 têm início os shows com artistas nacionais no palco principal da festa.

Canta Aparecida – Os artistas regionais também terão seu espaço. Os cantores, escolhidos por meio do Concurso Canta Aparecida, se apresentarão no palco da Cultura, no Aparecida é Show, a partir das 20h.

 

 

Programação dos festejos de 97 anos de Aparecida de Goiânia 

 

1º/05/19

Evento: Festa do Trabalhador

Local: Praça da Igualdade, setor Garavelo

Horário: início 15h

 

08/05 a 12/05/19 (Quarta-feira à Domingo)

Evento: Aparecida é Show

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso – Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Village Garavelo.

Horário: A partir das 19h, com entrada franca.

 

11/05/19 (Sábado)

Evento: Desfile Cívico e Bolo de 97 metros

Local: Parque da Família, na Avenida Independência, Residencial Village Garavelo (em frente ao Aparecida Shopping).

Horário: A partir das 8h