Pré-candidato a presidente da OAB-GO conquista importante apoio de diretores do Sindicato dos Advogados de Goiás, organização com destacada e reconhecida atuação pela defesa das prerrogativas.

Na véspera do lançamento do Movimento Compromisso com a Advocacia, o conselheiro federal e pré-candidato a presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, recebeu neste sábado (12) o apoio do advogado Alexandre Caiado e de seu grupo, formado, entre outros, por lideranças como Alexandre Pimentel. Caiado disputou as eleições da OAB Goiás em 2018 pela chapa OAB Pra Você e ficou em terceiro lugar, com mais de 1000 votos.

O anúncio da aliança aconteceu durante uma reunião matutina no comitê da pré-campanha de Rafael Lara em uma chácara situada na Rua 115. Na ocasião, Caiado, que é o presidente reeleito do Sindicato dos Advogados de Goiás, pontuou que seu sentimento é de que a advocacia tem demonstrado satisfação com a atual gestão da OAB-GO.

“Fizemos pesquisas que mostraram uma boa aprovação da gestão do doutor Lúcio Flavio. Reconhecemos que ele acertou em muitos pontos, agradou à advocacia e nos do sindicato. A condução da Ordem na verdade agradou a todos que estamos vivendo essa crise pandêmica, na medida do possível. Hoje em dia todos os governos tem que arrumar um culpado para alguma coisa, e eu não vejo ninguém culpando a OAB por nada nesses últimos anos, principalmente nesse momento de crise que não é da Ordem, mas é de todo mundo”, afirma Alexandre Caiado.

Ex-conselheiro seccional, ex-presidente da importante Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO e profundo conhecedor da Ordem, Caiado reafirmou seu compromisso e de seu grupo com a defesa das prerrogativas. “Na minha atuação, nunca fiz uma oposição irresponsável; sempre coloquei o interesse da advocacia em primeiro lugar. Servi à classe com muita lealdade e convicção, com posição rígida na defesa das prerrogativas; na defesa do melhor para a advocacia”, assevera Caiado.

Ao manifestar seu apoio, Alexandre Caiado destacou a gestão exitosa de Rafael Lara frente à Escola Superior da Advocacia de Goiás, instituição dirigida pelo pré-candidato há mais de cinco anos. “Eu percebo essa aprovação. Conheço o Rafael Lara do Conselho Seccional, fomos colegas por alguns anos, onde construímos uma amizade. Ele é um advogado determinado, que busca realmente o melhor para a advocacia”, garante.

Caiado frisa que tem em comum com Rafael Lara a determinação da busca constante pelo melhor em prol da advocacia. “Ele busca isso como ninguém, então acredito que fará uma gestão para atender a advocacia de Goiás. Principalmente agora com essa crise que atinge a todos de uma forma muito cruel e difícil. A advocacia está se remodelando. Ela está se tornando mais tecnológica e acredito que o doutor Rafael Lara trará essa modernização que precisamos para o ‘novo normal’.

O apoio do grupo de Alexandre Caiado e Alexandre Pimentel é um reforço muito importante para o time de Rafael Lara e chega poucos dias antes do lançamento oficial de sua pré-candidatura, com a apresentação do Movimento Compromisso com a Advocacia. O evento, que tem a ambição de reunir centenas de apoiadores durante uma reunião virtual, acontece na segunda-feira (14), a partir das 18h30 e terá transmissão pelas redes sociais do movimento (@compromissooab no Instagram; /compromissooab no Facebook e no canal Compromisso Com a Advocacia no YouTube).

O criminalista Alexandre Pimentel, com experiência e atuação reconhecida na defesa das prerrogativas da advocacia de Goiás, afirma que tomou a decisão do apoio após conhecer as propostas de Rafael justamente nesse campo: “Percebo que o doutor Rafael reúne consigo os melhores predicativos e o melhor preparo para defender essa bandeira, para nos ajudar na defesa dessas bandeiras”.

Pimentel também destacou a carreira profissional e a robusta trajetória classista de Rafael Lara no sistema OAB. “Percebemos que ele veio se preparando ao longo de mais de uma década para esse momento. E com o devido respeito aos demais postulantes, concluímos que o doutor Rafael Lara se sobressai sem dúvida alguma”, assinala.

Foram ouvidos alguns advogados presentes no evento de sábado e integrantes desse grupo.

A advogada Ester Sanches Pitaluga, atual coordenadora do Núcleo de Direito do Trabalho do Instituto de Estudos Avançados em Direito (IEAD), declarou que acompanha a trajetória de Rafael Lara e diz confiar em seu potencial. “Acredito que dará continuidade e melhorará a atual gestão, que está sendo muito satisfatória. O nome de Lara é muito forte para nos representar perante a Ordem’, afirma. Ester também destaca o forte apoio que Rafael vem obtendo do segmento feminino: “Tenho certeza que ele fará um excelente trabalho e defenderá nossos direitos.”

Para o criminalista Luiz Carlos Ferreira, Rafael Lara é um advogado já conhecido e reconhecido no Estado de Goiás e uma liderança que já participa há bastante tempo da gestão da Ordem. “Conhece a OAB e como ela é gerida, especialmente na gestão da seccional. Além de ser uma pessoa que nos deu abertura para propormos um projeto que defenda e valorize ainda mais as prerrogativas do advogado, essa que seguramente é das mais importantes e relevantes áreas de atuação da ordem na defesa da advocacia”, acrescenta Luiz Carlos.

Para a advogada Laura Soares, com atuação nas comissões de Direitos e Prerrogativas e da Mulher Advogada da OAB, o apoio se dá principalmente porque ele (Rafael) representa a advocacia jovem e está à frente da luta das prerrogativas da mulher advogada. “Ele aglutina as mulheres na advocacia, sempre demonstrando abertura para a nossa causa”, disse.

Marcus Vinicius de Freitas Castro, é advogado tributarista e comentou sobre a representatividade que Lara terá frente à juventude. “Acredito que o doutor Rafael preenche o requisito da juventude, da competência e de ser muito bem sucedido na nossa advocacia. A pessoa para advogar muito bem, principalmente com a classe de advogados, tem que ser uma pessoa preparada que demonstra isso através de gestos, atitudes e resultados. E o Lara tem demonstrando através das suas explanações um grande conhecimento para passar, principalmente, aos novos colegas, que precisam de um parâmetro do sucesso no setor da advocacia”, afirma.