Barra de Access é uma das terapias indicadas para tratamento do estresse e outros problemas emocionais que prejudicam os profissionais do Direito.

Vaneska Santos: “Barras ajudam no equilíbrio emocional”

As Barras de Access são uma terapia desenvolvida s por Gary Douglas, nos Estados Unidos, Segundo a facilitadora Vaneska dos Santos, a técnica reconhece 32 pontos na cabeça correspondentes às várias áreas da vida. Ao serem tocados, liberam a carga eletromagnética de bloqueios que podem estar limitando alguém. “É uma acunpultura sem agulhas. O terapeuta aperta pontos na cabeça do cliente que ajudam a silenciar aquela voz na cabeça que diz que você não é bom o bastante ou não pode alcançar o seu sonho”, orienta.

Há cerca de seis meses a Ordem dos Advogados do Brasil incluiu esta e outras terapias alternativas à disposição dos operadores do Direito, quando foi lançada a Cartilha de Saúde Mental da Advocacia. O livreto foi apresentado durante reunião do Conselho Pleno da Ordem, cujo tema foi “O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros”. Trata-se de um documento que tem por objetivo lançar luz sobre o tema no âmbito da atuação profissional da advocacia em todas as Seccionais.

Sandra Krieger (SC), que presidia a época Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da OAB, é autora da cartilha e coordenou os trabalhos de redação da mesma. Ela apresentou o documento aos demais conselheiros e à diretoria. “Vivemos em uma sociedade onde a pressão pelo sucesso e o repúdio ao fracasso tornam a ansiedade um fantasma da nossa existência. Diante da importância da missão da advocacia, é fundamental estarmos bem conosco para cuidarmos das demandas dos outros”, apontou.

“Pode ser um tema desconfortável, mas no mês mundial de prevenção ao suicídio concebemos essa cartilha para que os profissionais da área jurídica possam enfrentar essas doenças sem preconceito, buscar o auxílio médico e contar com o apoio institucional da OAB”, completou Sandra.

Ela elencou quatro síndromes (Transtorno de Ansiedade Generalizada, Síndrome de Burnout, Síndrome e Transtorno do Pânico e Síndromes Depressivas) que acometem advogadas e advogados em razão de seu ofício e também métodos de diagnóstico e tratamento, inclusive terapias alternativas como meditação, yoga e barras de access.

O que é Barra de Access?
Barras de Access surgiu nos Estado Unidos com Gary Douglas há mais 27 anos. Se trata de uma abordagem terapêutica que constituída pela combinação de 32 pontos em torno da cabeça, que permitem um processo de liberação de crenças limitantesao serem tocados de forma suave pelo terapeuta.

O Ph.D. Jeffrey L. Fannin analisou e mapeou, através de eletroencefalogramas, o comportamento das ondas cerebrais antes e depois da aplicação das Barras de Access.
O mesmo estudo identificou que uma sessão de Barras de Access tem o efeito equivalente a 2 horas de prática de meditação.
Dentre os supostos benefícios relatados por indivíduos que são submetidos a sessões de Barras de Access, se destacam: diminuição dos níveis de estresse, alívio dos sintomas de transtornos como Síndrome do Pânico e Déficit de Atenção e melhora em casos de ansiedade e depressão.

CLIQUE E CONFIRA A CARTILHA DA SAÚDE DA OAB