O funcionamento de serviços públicos e privados terão horários diferentes em todo o país durante o feriado de Corpus Christi, que acontece na quinta-feira (3/6).

Shoppings

vão funcionar Em horário escalonados. O Flamboyant, das 12h às 22h. Bougainville e  Cerrado (14h as 20h), Passeio das Águas e Araguaia (10h às 22h).

Rua 44

Das 9h às 17h.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras não atenderão durante o feriado, mesmo nas localidades onde a data da celebração já foi antecipada. Segundo a Febraban, isso acontece por se tratar de um feriado nacional. Na sexta-feira (4/6), o expediente acontece normalmente.

A Febraban informou, ainda, que as áreas de autoatendimento ficam disponíveis nos dias em que as agências estiverem fechadas, assim como os canais digitais e remotos, a exemplo do internet banking.

No entanto, por conta do período de isolamento, a entidade diz que os bancos “reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços”.

As contas de consumo com vencimento na quinta-feira (3/6), como água, luz e telefone, poderão ser pagas na sexta-feira (4/6) sem juros ou multas.

Correios

A comunicação dos Correios informou que, em conformidade com “a Portaria nº 430/2020 do Ministério da Economia, que estabelece o dia 3 de junho de 2021, dia de Corpus Christi, como ponto facultativo, as unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente nesta data”.

As exceções ficam por conta das localidades em que houve a decretação de feriado municipal ou estadual. Nesses locais, segundo a assessoria de imprensa, as atividades de atendimento e entrega serão retomadas apenas na sexta-feira (4). Por isso, é importante estar atento às regras na sua cidade e estado.

No site dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades em funcionamento. Para obter a informação, basta clicar.

Bares e Restaurantes

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o funcionamento dos estabelecimentos varia em todo país, por conta das diferentes medidas implantadas pelos estados e municípios para conter a disseminação da Covid-19.

Governo

Os órgãos públicos estaduais, incluindo os Vapt Vupt, não funcionarão na quinta-feira e sexta-feira, quando foi decretado ponto facultativo. As atividades retornam normalmente na segunda-feira (7).

O ponto facultativo não se estende aos órgãos que desenvolvem atividades indispensáveis, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.

Prefeitura de Goiânia 

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (4/6) em função do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (3/6). Durante o feriado prolongado, haverá alterações no funcionamento dos órgãos municipais e aqueles considerados essenciais trabalharão em regime de plantão, como serviços de saúde e limpeza pública.

O Paço Municipal, bem como as unidades de Atende Fácil, reabre na próxima segunda-feira (7/6).

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves.

Unidades de saúde 24 horas: Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Campinas, Cais Cândida de Morais, Cais Vila Nova, Cais Finsocial, Cais Guanabara III, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), Hospital e Maternidade Dona Iris, Maternidade Nascer Cidadão, Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, além das UPAs Residencial Itaipu, Chácara do Governador, Novo Mundo, Jardim América e da região Noroeste.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deverá acionar o Samu pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Comurg

Os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes seguem sem interrupção, assim como os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos.

GCM

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, também continua sendo realizada pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funciona na segunda-feira, com a Gerência de População Animal e Controle Vetorial.

Lazer

De quinta-feira a domingo, o horário de funcionamento do Parque Mutirama será das 10h às 17h, com entrada franca. Já no Zoológico de Goiânia as atividades ocorrem das 8h30 às 17h e a entrada é R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Em ambos, por conta das recomendações sanitárias para prevenção da Covid-19, a lotação máxima dos parques será de 30% da capacidade.