Durante a ditadura os anos 1970 ele fez parte na Câmara Federal do grupo dos “autênticos do MD”B, que desafiava o poder militar. Irmão do ex-governador Henrique Santillo, ele estava internado na UTI do Hospital Evangélico Goiano, em Anápolis, por complicações pós-covid19.

Faleceu nesta terça-feira,  09/03, de complicações pulmonares pós-covid19, o ex-prefeito Adhemar Santillo. Ele foi Um dos fundadores do MDB, partido no qual foi deputado estadual, três vezes federal  e prefeito de Anápolis em duas oportunidades (1986/1989 e 1997/2001).

Adhemar também foi secretário de Estado da Educação, no governo de Iris Rezende (1983-1986) e por um breve período, em 1981, filiou-se ao PT, ao lado do irmão, o então senador Henrique Santillo.

Adhemar gostava do debate político, e uma das suas paixões era a Rádio Manchester, no qual participava das jornadas diárias. Sua voz fará falta nestes dias tão atribulados que o Brasil enfrenta.

Vários políticos prestaram homenagem a Adhemar. O prefeito de Trindade foi um deles:

 Em nome da população de Trindade, manifestamos nosso pesar pela morte, nesta terça-feira, do ex-prefeito de Anápolis, ex-deputado federal e estadual, Adhemar Santillo, aos 81 anos”,disse Marden Jr.

“À esposa, ex-deputada Onaide Santillo, aos filhos André Luiz, Luiz Augusto e Cláudio, expressamos os nossos sentimentos ao tempo em que oramos a Deus para que conforte o coração de todos neste momento de consternação e dor”, reitera o prefeito de Trindade.

O vice-governador Lincoln Tejota tuitou:

Que Deus possa confortar os familiares e amigos do ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo, em especial sua esposa, Onaide Santillo. Ele faleceu depois de ser internado no último domingo (7) e diagnosticado com uma embolia pulmonar pós-Covid-19.

Presidente estadual do MDB, Daniel Vilela se manifestou:

“Morreu Adhemar Santillo, um dos grandes líderes da política goiana e que muito honrou Anápolis e o MDB. Lamentamos profundamente a perda deste homem que combateu a ditadura e defendeu a democracia com coragem e vigor. Meus sentimentos a Onaide Santillo e demais familiares.”

O  presidente da Alego ,Lissaeur Vieira PSB, também registrou o falecimento.

Foi com muito pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-deputado Adhemar Santillo, que morreu aos 81 anos nesta terça-feira, 09, devido a complicações da Covid-19.

Os senadores Luiz do Carmo (MDB) e Vanderlan Cardoso (PP) prestaram condolências.

Deus console a ex-deputada Onaide Santillo, Romualdo Santillo e td família do ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo, q veio a óbito hj por sequelas da Covid-19. Goiás perde um grande líder da política, Anápolis, um grande filho e a família Santillo perde uma referência”, disse Vanderlan no Twitter.

Luiz do Carmo salientou:

Lamento muito a morte do ex-deputado Adhemar Santillo, um dos fundadores do MDB e um exímio combatente da Ditadura Militar.
Adhemar foi acometido por uma pneumonia após a Covid-19.
Que Deus, em sua infinita bondade, receba nosso irmão e console o coração dos que o amam.