Prefeito de Aparecida de Goiânia qualifica mais de 500 jovens e adultos para facilitar acesso ao primeiro emprego e o retorno ao mercado de trabalho.

 

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha(MDB), entregou ontem diploma de qualificac ão para mais de 500 jovens e adultos que concluíram os diversos cursos de qualificação oferecidos pelo projeto Caravana do Trabalho no município, por meio de parceria com a Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Gustavo Mendanha participou  pessoalmente da entrega dos certificados de conclusão dos cursos aos alunos de destaque do projeto, cujas turmas tiveram início em dezembro de 2018.

“É sempre um grande prazer poder entregar este tipo de documento às pessoas. Vocês estão todos de parabéns pelo esforço e dedicação. Aparecida de Goiânia tem muitas vagas de trabalho para pessoas obstinadas como vocês. Muitas vezes essas vagas acabam sendo preenchidas por pessoas que não são daqui porque são vagas que necessitam de qualificação prévia. Por isso, persistam neste caminho, sigam seus sonhos, que estaremos do lado de cá fazendo a nossa parte, buscando parcerias frutíferas como esta. Espero poder encontrar cada um de vocês nas visitas que fazemos às fábricas e grandes empresas, já totalmente inseridos no mercado”, sublinhou o gestor municipal.

Para a estudante Luanna Maria Silva Souza, de 16 anos, que concluiu o curso de Telemarketing, foi uma experiência realizadora.

 

“Era uma oportunidade para adquirir mais qualificação e eu não desperdicei. Para o mercado é muito importante ter sempre mais cursos e agora estou preparada para o meu primeiro emprego e estou super ansiosa para conseguir este trabalho rapidamente” – explica.

“Sou formado pelo curso de Administração em Hotelaria e Turismo e resolvi fazer uma reciclagem. Estou fora do mercado de trabalho. Como o curso é totalmente gratuito, resolvi me matricular. Valeu muito apena. São professores extremamente qualificados e o material didático é super fácil de lidar. Estou 100% satisfeito”, comentou Weliton de Pina.

O secretário de Trabalho, Adriano Montovani, explica que o índice de pessoas que concluíram os cursos foi alto. “A decisão de levarmos os cursos para os bairros foi acertadíssima. Iremos estender este modelo para os demais projetos da secretaria”, disse. Para a coordenadora do projeto, Renata Soares, a parceria com a prefeitura foi essencial para que tudo ocorresse com sucesso. “Conseguimos superar todas as nossas metas” – lembra. A professora Fabiana Oliveira explica que o curso traz bastante perspectivas para os alunos. “Tivemos tantos alunos que estavam em fase de primeiro emprego quanto aqueles que já estavam afastados do mercado de trabalho há muito tempo, buscando uma nova colocação” – lembra.

Foram oferecidos cursos de “Assistente Administrativo”, “Recepção ao Cliente”, “Telemarketing” e “Turismo e Hotelaria”. Já Marcos Vinícios Cardoso, de 17 anos, que se qualificou pelos cursos de AssistenteAdministrativo e Atendimento ao Cliente, a ajuda será uma mão na roda para conseguir o primeiro emprego. “Estou me preparando para fazer Engenharia. Agora eu já tenho opções de me virar e ter uma renda para ajudar a custear a faculdade. Tenho qualificação para conseguir entrar no mercado porque nestas áreas que me qualifiquei existe bastante oferta de trabalho” – conclui.

A professora Miriam da Silva Pinto explica que o curso trabalha todas as áreas importantes para a formação de cidadãos. “Nós trabalhamos meio ambiente, ética, cidadania e mercado. Sempre focando nas profissões que eles pretendem atuar. Tenho certeza de que ajudamos a formar cidadão conscientes, críticos e que sabem de seus direitos e deveres. Estão totalmente preparados para o mercado de trabalho” – conclui. Para o estudante Harold Rodrigues da Silva, de 16 anos, que se formou nos cursos de Telemarketing e de Atendimento ao Cliente o esforço valeu a pena. “É uma vantagem que temos para conseguir nosso primeiro emprego. Agora estamos um passo à frente de nossos concorrentes” – comemora a professora. (Com informações da Secom).