Alerta é do presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, que é o entrevistado deste domingo no programa Poder em Foco, do SBT.

A pandemia de coronavírus provocou em parte da população uma negligência em relação a outros problemas de saúde e as consequências aparecerão nos próximos meses. “Eu acredito que vai haver uma explosão de outras doenças”, alertou o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, em entrevista ao Poder em Foco, que vai ao ar neste domingo (14), no SBT.

Klajner observou que, pelo medo de ir a um hospital ou posto de saúde neste período de quarentena, vários pacientes desmarcaram consultas, cirurgias e evitaram o atendimento até em casos emergenciais. Nos Estados Unidos já há algumas estatísticas que ajudam a refletir sobre o assunto. “Uma marcante é o aumento de 15% de infartos em casa em Nova York, por exemplo. Na oncologia, 25% das cirurgias deixaram de acontecer no tempo adequado”, detalhou.

O presidente do Albert Einstein lamentou não haver dados no Brasil, mas disse que a constatação está no dia-a-dia. “Sou cirurgião do aparelho digestivo, neste último mês eu operei três apendicites perfuradas. As três com uma semana de dor em casa. Hoje, um colega ortopedista operou um tornozelo que estava fraturado há uma semana”, relatou. Sidney Klajner avaliou que aparecerão, ainda, os casos que surgem com própria a exemplo das doenças de saúde mental.

O tratamento para covid, o uso da hidroxicloroquina, a expectativa da descoberta de uma vacina e o efeito da pandemia no futuro são outros temas abordados na conversa. “Infelizmente, a gente vai viver com esse fantasma da infecção por um tempo longo. Um tempo longo onde aglomerações terão que ser evitadas, as atividades vão ser reduzidas às atividades essenciais. Aglomerações como jogos de futebol, cinemas, acho que elas vão voltar de um jeito muito diferente. Então, acho que nós vamos viver a essa sombra até o final de 2021”, concluiu.

O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360. É apresentado pelo jornalista Fernando Rodrigues e vai ao ar todo domingo, logo após o Programa Silvio Santos.