logo

MDB e PSDB perdem filiados em Goias, DEM e PSL crescem, Novo é o que mais diminui no Brasil

MDB e PSDB perdem filiados em Goias, DEM e PSL crescem, Novo é o que mais diminui no Brasil

Brasil

Número de filiados em partidos políticos no Brasil

Dos 146.560.933 eleitores brasileiros (-0,71% em relação a outubro de 2019), um total de 16.492.478 está filiado a um dos 33 partidos políticos em funcionamento no Brasil em abril de 2020. O número representa um crescimento de 4,97%, mas não recupera ainda a queda de quase 7% do semestre passado. Já a queda do eleitorado provém de três estados só, mas de grande população: Pará (-0,77%) e sobretudo Bahia (-3,39%) e São Paulo (-4,56%). O estado mais populoso do Brasil perdeu mais de 1,5 milhão de eleitores no semestre.

Abril de ano par representa, desde a mudança de legislação em 2016, a data considerada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para averiguar o prazo mínimo de filiação exigido para participar das eleições de outubro (6 meses depois). Se houver adiamento do pleito este ano por causa da pandemia da CoVid19, será preciso verificar nas resoluções da Justiça Eleitoral se o prazo de 6 meses está mantido, ou se a atualização de abril continuará a ser o marco da verificação de filiação dos candidatos.

Em pouquíssimos estados, o cadastro ainda menciona filiados a três partidos que foram absorvidos por outros em 2019. Como já fizemos no post precedente, decidimos somar os filiados dos partidos incorporados. Aderentes do PPL estão somados aos do PCdoB, os do PRP figuram no PATRI e militantes do PHS se encontram no PODE.

Os números na tabela está quase todos verdes ou azuis. A cor verde representa um crescimento num percentual acima da média nacional (4,97% neste semestre), a cor azul destaca um número positivo, mas inferior à média no Brasil. Somente três partidos amargaram perda de filiados: PSTU, PCB e sobretudo Novo.

No ranking, o Republicanos (ex-PRB) chega ao Top 10, de onde tira o Cidadania (ex-PPS), invertendo a desvantagem de mais de 10 mil votos que tinha. Destaque para o PSL que, apesar de perder seu filiado mais famoso ainda no final do semestre precedente, ganha 4 posições. O Avante avança dois degraus, sendo um dos cinco partidos a registrar crescimento acima de 20%. Solidariedade e PMB ganham uma posição cada.

Em números absolutos, o PSL registra o maior número de novos filiados, pelo terceiro semestre consecutivo (86.445), seguido do PSD (75.885) e do Progressistas (62.760).

Em termos proporcionais, é a REDE que comemora o ma0ir percentual no novos adeptos (+38,44%), seguido do PSL (+24,74%) e do PSD (+22,96%).

O Novo é quem mais perde filiados no semestre (-6.415), seguido de PCB (-173) e do PSTU (-61). São os três únicas a perder filiados no semestre.

Proporcionalmente, a maior diminuição está no Novo (após dois semestres de recordes positivos (-13,24%), seguido de PCB (-1,34%) e PSTU (-0,38%).

Para ver a posição em cada Estado, clique AQUI e acesse o site do https://politicadfemnumeros.wordpress.com

 

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *