Seminário virtual será realizado dia 29 de janeiro de 2021. Com o professor da USP Everaldo Andrade. Inscrições ocorrerão de forma antecipada. Quem informa é Humberto Clímaco

Renato Dias

Nascido em 1900, no Nordeste do Brasil, depois radicado no Rio de Janeiro, para a sua graduação em Direito, Mario Pedrosa ingressa no PCB, em 1925, legenda que havia sido fundado no dia 25 de março de 1922, por nove operários, em Niterói – RJ.

Culto, com formação enciclopédica e razão iluminista, é enviado para realizar um curso de formação de quadros marxistas na URSS. Em Moscou. Antes, passa pela Alemanha e entra em contato com as ideias da Oposição de Esquerda Internacional. Fração hegemonizada por Liev Davidovich Bronstein. Codinome Leon Trotski. Líder da revolução de 26 de outubro ou 7 de novembro de 1917. Socialista. Insurrecional. Mudança de rota.

O intelectual gauche cria o Grupo Comunista Lenin e retorna ao País. O revolucionário executou atividades políticas, ideológicas, intelectuais e artísticas até 1981. Ano de sua morte. Aos 81 anos.

Registro: Hoje ele faria 120 anos. É o tema de seminário virtual.

Quando: 29 de janeiro de 2021. Com o professor doutor Everaldo Andrade. Quem informa com exclusividade é Humberto Clímaco. Docente da UFG. Membro da seção brasileira da IV Internacional. A central mundial da revolução mundial criada em setembro de 1938.

Perfil histórico
Everaldo Andrade é integrante do Departamento de História Econômica, da Universidade de São Paulo.

O personagem abordado é o impulsionador do trotskismo no Brasil e América Latina. Assim como participante do ato de fundação da IV Internacional. Na França. Às vésperas da segunda guerra mundial, da derrota dos republicanos na Guerra Civil na Espanha, a última batalha das utopias, de 1936 a 1939, e da caçada do stalinismo aos dissidentes de Moscou.

Exilado, adversário de Getúlio Vargas, lançou o Grupo Bolchevique Lenin, a Liga Comunista, a Liga Comunista Internacionalista, o Partido Socialista Leninista. Depois, tornou – se adepto das concepções e teorias da economista da Polônia Rosa Luxemburgo. Assassinada em 1919. Exilado no Chile e Paris, volta ao Brasil. Em 1977. Sob a ditadura civil e militar.

Pedrosa é fundador do PT. Ao assinar a ficha número 1. Em 10 de fevereiro de 1980. Colégio Sion. São Paulo. A promoção é da Secretaria de Formação Política. A inscrição irá até o dia 27. Pelo WhatsApp. Veja e anote o número _ 62 – 9 – 8116 – 3218. Observação: transmissão dia 29, pelo Meet.

Serviço
Seminário_ 120 anos de Mario Pedrosa
Com:_ Everaldo Andrade _ da USP
Inscrições_ Até 27 de janeiro de 2021
Contato_ 62-9-8116-3218
Promoção_ Secretaria de Formação Política
Organização_ Humberto Clímaco
Observação_ Gratuito
Realização_ 29 de janeiro de 2021
Dia_ sexta-feira
Horário_ 14h
Plataforma_ Meet