Pela parceria com Governo do Estado, equipes da Secretaria Municipal de Educação terão formação continuada e estímulos salariais para que todas as crianças em alfabetização, comprovadamente, aprendam a ler e a escrever.

Prefeito Marden Júnior afirma que período de pandemia de Covid-19 trouxe sofrimento, mas, serviu de aprendizado para gestores públicos, que agora necessitam oferecer ensino capaz de recuperar o que pode ter sido comprometido_

A Prefeitura de Trindade lançou o Programa Alfamais Trindade. Pela parceria, equipes da Secretaria Municipal de Educação terão formação continuada e estímulos salariais para que todas as crianças em alfabetização, comprovadamente, aprendam a ler e a escrever.

Trindade integra programa de mesmo nome adotado em outros municípios goianos por iniciativa do Governo do Estado.

O lançamento ocorreu durante uma live transmitida ao vivo pela página oficial da Prefeitura de Trindade no Facebook, direto do pátio da Escola Municipal João de Deus Guimarães, no Jardim das Tamareiras.

Só esta unidade possui 465 alunos, a maioria expressiva de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, faixas em alfabetização e letramento.

No Brasil, quase a metade das crianças termina o Ensino Fundamental sem saber ler.

O prefeito Marden Júnior afirma que o período de mais de um ano e meio de pandemia de Covid-19 trouxe sofrimento, mas, por outro lado, serviu de aprendizado para gestores públicos, que agora necessitam oferecer um ensino capaz de recuperar o que pode ter sido comprometido. A alfabetização é um dos principais aspectos a ser resgatado.

“Com os professores capacitados e estimulados pelo Alfamais Trindade, todas as crianças do município terão a oportunidade de aprender a ler e a escrever na idade ideal”, enfatiza o prefeito.

“A pandemia nos deu oportunidade para investir e corrigir essa defasagem”, destaca Marden.

O prefeito cumprimentou o deputado estadual Amilton Filho, da base do governador Ronaldo Caiado, e solicitou que ele levasse a mensagem de parceria selada com o governo estadual “pelo bem social da nossa terra”, como é o caso do lançamento do Alfamais Trindade.

Amilton Filho chamou Trindade de “cidade que é só orgulho” e parabenizou os envolvidos na cooperação lançada, “que vai reforçar a Educação Infantil local”.

O secretário de Educação, Sérgio Sanches, destacou que o Alfamais Trindade replica o programa estadual, mas tem uma característica singular: o programa de alfabetização no município é personalizado, e com uma identidade própria.

Para que isso ocorra, a qualificação já teve início por meio de dois webnários, um já realizado e outro agendado para quarta-feira (18/08). Essas conferências virtuais preparam uma avaliação a ser aplicada às crianças da rede municipal de ensino para aferir a leitura e a fluência tendo em vista promover a recuperação dos que necessitarem, explica a diretora do Departamento Pedagógico da SME, Viviane Melo.

Outra especificidade do Alfamais Trindade é a valorização dos professores que trabalham com alfabetização na rede municipal. Para isso, será promovida a qualificação, mas também haverá uma gratificação especial para o cargo.

“O Brasil tem 14 milhões de pessoas sem alfabetização e 15 milhões são analfabetos funcionais”, destaca Viviane ao enfatizar a necessidade de iniciativas eficazes para mudar esse cenário.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador e vice-presidente da Câmara, Maurinho de Paula, contou do seu “orgulho e honra por ser da base política de um prefeito que investe na Educação Infantil e enfrenta com ações um momento difícil como a pandemia”.

Participaram da live, presencialmente, os pais do prefeito, primeira-dama Dona Dorinha e Marden Aguiar, vereadores Marco Ferreira, Ucleide Ferruja, Raimundo Neto, Samuel Samuca, Wender Bodin e Márcia do Edmilson, a madrinha da Educação, Rouane Azevedo, o diretor da escola João de Deus Guimarães, Warley Divino Alves Batista, secretários de Saúde, Rogério Taveira, do Meio Ambiente, Roberto Badur, da Habitação, Tayná Barbosa, de Governo, Geraldo de Oliveira, da Indústria e Comércio, Gustavo Queiroz, presidentes das agências municipais de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo Filho, e de Comunicação, Urias Júnior.