Unidade Básica de Saúde Dr. Diogo César Rodrigues Correia presta média mensal de 2 mil atendimentos por mês. “É um compromisso que resgatamos e entregamos nas comemorações alusivas aos 101 anos do município”, afirma o prefeito.

O prefeito Marden Júnior inaugurou, na segunda-feira (09/08), as obras de reforma estrutural da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Diogo César Rodrigues Correia, no Setor Pontakayana, Região Leste de Trindade.

O evento faz parte das celebrações alusivas aos 101 anos de Trindade. São inúmeras novidades ao longo do mês de agosto.

A unidade existe há cerca de 30 anos. A reforma permite melhor prestação de serviços no local, que chega à média de 2 mil atendimentos por mês.

A UBS disponibiliza médicos (clínicos gerais), odontólogos, enfermeiros, farmacêutico, técnicos em enfermagem, recepcionistas e auxiliares de limpeza. A estrutura realiza 900 consultas por mês.

Marden Júnior fez questão de agradecer aos profissionais que atuam na UBS Pontakayana e ao secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, “pelo empenho e dedicação”.

“É um compromisso que resgatamos e entregamos nas comemorações alusivas aos 101 anos do município”, disse o prefeito.

“Nessa hora, o usuário sente ainda melhor o valor do IPTU que ele paga”, afirma o secretário Rogério Taveira. Segundo ele, o atendimento em saúde básica é realizado por pessoal qualificado e em ambiente físico de elevado padrão.

O prefeito fez agradecimento ao deputado estadual Rafael Gouveia que, no ano passado, apresentou emenda que destinou R$ 250 mil para Trindade.

Em seu pronunciamento, o parlamentar frisou que a reforma da UBS, em momento de pandemia, “representa investir em atendimento digno à população de Trindade”.

O vice-prefeito, Pastor Alcione, secretário interino de Desenvolvimento Urbano da Região Leste, destacou o sonho dos moradores da região no sentido de alcançar as melhorias agora promovidas na UBS.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wesley Cabeção, também destaca a conquista.

Entre os pacientes atendidos na UBS, estava a dona de casa Mônica Maria de Lima. “Fiz o pré-natal dos meus dois filhos aqui, não tenho do que me queixar”, afirma, tendo no colo a pequena Helena Maria, de seis meses.

Na porta da UBS, a neta de Elzina José dos Santos, 72, Juciara dos Santos Fernandes, buscava informações para que ela fosse atendida novamente na unidade. “Esse é meu posto de saúde preferido”, contava a idosa, outra usuária satisfeita com as melhorias que encontrou.

A UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h às 16h também para vacinação e assistência básica com pequenos procedimentos e encaminhamento de emergências a unidades de urgência.

Os atendimentos são agendados presencialmente, pelo Cartão de Saúde da Família e pelo telefone 3294-3892.

Os moradores atendidos na unidade são em maioria dos setores Pontakayana, Morada do Bosque, Núcleo Anhanguera e Privê Elias.

Participaram da cerimônia de inauguração a primeira-dama, Dona Dorinha, acompanhada de Marden Aguiar, pais do prefeito; vereadores Raimundo Neto, Johnatan Reis, Pastor Zeca, Marco Ferreira. Secretários municipais Josimar Mota (Fazenda), da Gabriela Alves (Assistência Social) de Gustavo Queiroz (Indústria e Comércio), Geraldo de Oliveira (Governo), Luana Martins (Esporte e Juventude), presidentes das Agências Municipais Esmeraldo Filho (Agricultura e Abastecimento), Juliano Reis (Segurança Pública e Patrimonial), Warley Lopes (Turismo, Cultura e Evento), Gerúsia de Paiva (Trabalho e Geração de Emprego) e Urias Júnior (Comunicação).

Também participaram a diretora de Atenção Básica da SMS, Silma Barbosa, o coordenador da Vigilância Sanitária municipal, Leonardo Izidório, a madrinha da Educação de Trindade, Rouane Azevedo, e o superintendente de Trânsito, Wagner Magno.