Prefeito e comerciantes  adotam medidas restritivas para combate à segunda onda da Covid-19

Prefeito se reúniu com 50 empresários. Entre as iniciativas está a que restringe comércio e consumo de bebidas alcoólicas a partir das 23h. À meia-noite todos estabelecimentos devem estar fechados. Clubes e pesque-pagues podem ficar abertos até as 18h. Capacidade de frequentadores em cada local ficou definida em 60%. “O primeiro ponto é preservar a saúde e as vidas dos trindadenses”, disse Marden_

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, reuniu-seexplica  que firmou com empresários um “pacto em defesa da vida” tendo em vista o enfrentamento da segunda onda de disseminação da Covid-19.

Entre as iniciativas para combater o avanço da doença está a que restringe o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo a partir das 23h. À meia-noite todos os estabelecimentos devem estar fechados. Clubes e pesque-pagues podem ficar abertos até as 18h. A capacidade de frequentadores em cada local ficou definida em 60% do total.

O prefeito Marden Júnior apresentou aos empresários a realidade do município no que se refere à propagação da Covid-19. Entre dezembro e janeiro houve um aumento de 90% de registros de pacientes que contraíram o vírus. Um estudo apresentado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) mostra que Trindade está em segundo lugar, no Estado, em transmissibilidade.

“O primeiro ponto é preservar a saúde e as vidas dos trindadenses”, disse Marden Júnior. “Mas, também, é preciso que o comércio continue aberto, por isso essa discussão conjunta”, destaca.

Fiscalização
No último fim de semana, o Departamento de Fiscalização de Trindade realizou uma força-tarefa e constatou inúmeras irregularidades, desde ausência de distanciamento social, capacidade de clientes em cada estabelecimento acima do permitido, frequentadores sem máscara de proteção e não utilização de álcool em gel.

O secretário de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Ibrahim, afirma que o momento é crítico. Segundo observa, é preciso que a população e comerciantes respeitem as medidas de prevenção para que o comércio continue a funcionar. Ele garante que a fiscalização volta com peso total para as ruas de Trindade a partir desta quarta-feira.

Comércio
A reunião com prefeito Marden Júnior durou uma hora e 30 minutos e os empresários puderam apresentar a realidade de cada estabelecimento. Alguns ficaram contrários às medidas restritivas, mas a maioria entendeu que é preciso apertar o cerco agora contra o avanço da pandemia, evitando-se um novo lockdown na cidade, com fechamento do comércio.

O proprietário do clube de pesca esportiva, bar e restaurante Engenho Velho, Fernando Castro Júnior, falou sobre as dificuldades de lidar com alguns clientes que insistem em não cumprir as regras, mas pondera que é preciso ser duro nessa hora porque fechar tudo novamente seria pior para todos. A opinião é a mesma da comerciante Vera Piassi. “Vamos nos unir agora com medidas restritivas para que a normalidade volte o mais rápido possível”, pontua.

Nova reunião
O prefeito Marden Júnior pediu que todos os comerciantes sigam as regras para que diminua o número de infectados em Trindade. As próximas duas semanas devem ser de cumprimento rígido ao novo decreto. Em 15 dias será realizada uma nova reunião com os donos de bares, restaurantes e similares para reavaliar a situação.

“A prefeitura vai realizar uma forte campanha educativa, mas precisa da ajuda de todos, comerciantes e população, para que possamos reduzir os números de casos da doença no município”, conclui Marden Júnior.

Confira vídeo com a fala do prefeito

 

Veja como fica o funcionamento

1- Bares de restaurantes e similares só poderão comercializar bebidas alcoólicas até às 11 horas da noite e fecharão suas portas à meia noite;
2- Distribuidoras de bebidas e pit-dogs fecharão também, à meia-noite;
3- Clubes e pesque-pagues poderão funcionar somente durante o dia, das oito da manhã às 18hs da tarde;
4- A capacidade ocupação dos estabelecimentos será reduzida para no Maximo 60%
5- Cada mesa será limitada a quatro pessoas e com distanciamento mínimo de dois metros entre uma mesa e outra;
6- A Prefeitura realizará uma campanha de conscientização e de fiscalização em toda a cidade.