Nova iniciativa tem por objetivo incluir, desde a educação infantil, o contato das crianças com hortaliças, do plantio à alimentação. Prefeito Marden Júnior diz que projeto vem para somar com a comunidade. Programa será desenvolvido, inicialmente, no Cmei Joaquina Vicente Braz e escolas Maria Dolores e Padre Antão Jorge. Depois, será levado para todas unidades educacionais do município.

A Prefeitura de Trindade lançou o projeto Horta Escolar, em evento realizado no Cmei Joaquina Vicente Braz, no Setor Sol Dourado. A nova iniciativa, por meio da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, tem por objetivo incluir desde a educação infantil o contato das crianças com hortaliças, do plantio à alimentação.

Segundo o secretário de Educação, Sérgio Sanches, o projeto causa impacto no processo de formação das crianças, pois todo o trabalho que é realizado tem cunho pedagógico e é importante nesta fase da aprendizagem.

“Quando a criança tem contato in loco com aquilo que é produzido e possui consciência da produção, faz com que, no futuro, nós tenhamos uma sociedade muito mais brilhante”, pontua Sanches.

Para o prefeito Marden Júnior, programas como esse vêm para somar com a comunidade de modo geral, com envolvimento das crianças e dos pais. “Buscamos exemplo da gestão voltada para o bem-estar dos moradores de Trindade”, afirma.

O Horta Escolar será desenvolvido, inicialmente, no Cmei, nas escolas municipais Maria Dolores e Padre Antão Jorge. “Após esses três feitos, nós vamos levar o projeto para todas as outras unidades educacionais do município”, afirma Esmeraldo Silva, presidente da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Na produção dos alimentos vindos da horta, como a beterraba, couve, coentro, alface, rabanete e outros, será utilizado adubo orgânico já produzido em parceria com a Faeg Jovem Trindade.

Ainda de acordo com Silva, outro projeto a ser lançado é o de cursos para a população incluindo de Olericultura, cultivo de plantas para hortaliças em casa, em parceria com o Senar Goiás.

Estiveram presentes durante o lançamento Altamiro Alves, presidente do Sindicato Rural de Trindade; Pedro Camilo, representante do Senar Goiás; e João Batista, representando a Faeg Jovem de Trindade. Participaram também secretários e presidentes de agencias municipais, além dos vereadores Nélio Fortunato, Wender Bodin, Pastor Zeca, Marco Ferreira e Samuel Samuca.