Prefeitura de Trindade e Centro Universitário Goyazes, por meio do projeto Vida de Pet, inauguram Clínica-Escola de Veterinária.

Objetivo é atender animais acolhidos em ONGs ou abrigos do município e, posteriormente, também os de moradores de baixa renda, de forma gratuita.

Procedimentos iniciais são clínicos e, a partir de agosto, serão realizadas cirurgias. Prefeito Marden Júnior afirma que meta é proporcionar serviços de qualidade. Reitor da UniGoyazes, Carlos Botelho diz que projeto contribui para saúde de cães, gatos e de quem os abriga

A Clínica-Escola de Veterinária UniGoyazes foi inaugurada nesta segunda-feira (21/06). A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura de Trindade e o Centro Universitário Goyazes, por meio do projeto Vida de Pet.

O objetivo é atender animais acolhidos em ONGs ou abrigos de Trindade e, posteriormente, também os de moradores de baixa renda, de forma gratuita. Os procedimentos iniciais são clínicos e, a partir de agosto, serão realizadas cirurgias.

Segundo o prefeito Marden Júnior, a meta é ampliar cada vez mais os atendimentos na clínica, levando serviços de qualidade para a população.

“Hoje, podemos dizer que os animais em Trindade têm um pouco mais de dignidade”, afirma. “Nós temos aqui uma grande demanda na cidade, mas também uma clínica de referência que vai dar esse suporte necessário”, pontua.

“Eu acho que essa iniciativa da Prefeitura é maravilhosa, somos nós para nós, o povo trabalhando por Trindade”, afirma Carlos Botelho, reitor da UniGoyazes. Para ele, o projeto contribui com a saúde de todos da comunidade, tanto dos cães e gatos, quanto para quem os abriga.

“Muitas famílias são compostas não só por pessoas, mas também por pequenos animais e, esse animal tratado com tanto carinho e amor, às vezes fica sem assistência, sem tratamento e acaba levando a doença”, disse Carlos Botelho. “Então isso que está sendo feito é para cuidar da saúde das pessoas, do meio ambiente e dos animais”, destaca.

Os primeiros pets a serem atendidos após a inauguração foram alguns dos cães da ONG Associação Trindade Amigos dos Animais. Ana Maria Borges, presidente da entidade, conta que, atualmente, eles abrigam mais de 70 animais.

“Esse projeto é um sonho para mim, um momento de muita alegria. Estou me sentindo muito feliz, pois recebemos muitos pedidos de ajuda”, afirma Ana Maria.

O Vida de Pet é desenvolvido pela Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, em conjunto com as secretarias de Saúde, Assistência Social e de Meio Ambiente. Nele, a prefeitura fornece os insumos para a realização dos procedimentos. Já a UniGoyazes oferece toda a estrutura do Hospital Veterinário da instituição de ensino.

De acordo com o presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva, o trabalho na clínica já começou, os veterinários estão atuando com o auxílio de estagiários que vão até as ONGs ou abrigos fazendo o levantamento de quantos animais precisam do atendimento.

Ainda segundo Esmeraldo, quando o atendimento ao morador começar nos próximos meses, ele deve procurar a Agência de Agricultura e Abastecimento, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Pedro Pereira.

No local, os profissionais entrarão em contato com a Secretaria de Assistência Social para verificar o cadastro nos programas sociais. Na sequência, será encaminhado ao agendamento na clínica.

Estiveram presentes na inauguração da clínica a primeira-dama de Trindade, Dona Dorinha, secretários municipais, além dos vereadores Ucleide Ferruja e Samuel Samuca.