Engenheiro civil, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG e doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UnB, Marcus Suassuna mostra em números e gráficos a efetiva redução do contágio do Covid19 graças ao isolamento.

 

Dados demonstram efetividade do isolamento no Brasil

por Marcus Suassuna Santos

Acerca dos números do coronavirus no Brasil, tenho motivos para entender que a política de isolamento adotada pelos Governadores Estaduais tem sido efetiva. Para chegar a essa conclusão, consultei os dados do coronavírus neste link:

worldometers.info/coronavirus/country/brazil/

 

Os dados referentes ao Brasil não são os números do Ministério da Saúde, mas são a soma das secretarias de saúde dos Estados. O número é parecido, mas é atualizado mais rápido que o do Ministério da Saúde, então acaba sendo um pouco maior. Então vamos lá:

O Brasil teve o primeiro caso no dia 25/02 e, durante os primeiros 25 dias de propagação do vírus no Brasil, a taxa média de crescimento da epidemia foi de 38% ao dia! Muito alta, maior do que a dos EUA, quando lá estava com mais ou menos uns 6.000 casos e um crescimento diário da ordem de 30%!

A notícia boa é que nos último 9 dias até ontem (desconsiderando o dia de hoje, 30/03/2020 pois os dados ainda não são consolidados) essa taxa de crescimento diminuiu mais que a metade aqui no Brasil, caindo para cerca de 18% de crescimento diário! E segue diminuindo porque nos últimos 5 dias foi de 14%! Esses dados são mostrados na Figura 1.

 

Clique Aqui e leia a íntegra no Jornal GGN