Alcides Rodrigues, José Nelto, Delegado Waldir e Zé Mário disputar no voto entre os quinze deputados para representar os interesses de Goiás junto ao governo federal

Os deputados federais Alcides Rodrigues (PRP), José Nelto (Podemos), Delegado Waldir (PSL) e Zé Mário Scheidner (DEM) podem ser indicados PELO governador Ronaldo Caiado (DEM) para representar a bancada de Goiás junto ao governo federal. A liderança da bancada tem sido ocupada a várias legislaturas pelo deputado federal Jovair Arantes (PTB), que ao longo dos mandatos do governador Marconi Perillo (2010-2018) exerceu esta função. Jovair não foi reeleito, e a bancada federal goiana sofreu uma renovação superior a 60%: dos 15 deputados, apenas sete foram reeleitos: Delegado Waldir (PSL), Magda Moffato (PR), Rubens Otoni (PT), Flávia Morais (PDT), Lucas Vergílio (SD) e Célio Silveira (PSDB).

Entre os novatos, três tem mais experiência política, como o ex-governador Alcides Rodrigues (PRP), que também já foi prefeito de Santa Helena e deputado estadual; José Nelto (Podemos), vereador por Goiânia por três legislaturas e no sexto mandato de deputado estadual, ele foi eleito deputado federal nas eleições de outubro do ano passado; na sequência estão Francisco Valle Júnior, que tem um mandato de vereador na Capital e dois na Alego e o vereador Elias Vaz (PSB), que está no quinto mandato de vereador em Goiânia, tendo sido o mais votado na capital para a Câmara Federal. José Mário Scheidner (DEM) assume o primeiro mandato eletivo, mas tem experiência classista como ex-presidente da Faeg (Federação da Agricultura do Estado de Goiás), da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e passagem como secretário da Agricultura do Estado de Goiás.

 O médico Zacharias Calill é reconhecido mundialmente como pediatra e especialista em cirurgias de separação de gêmeos xifópagos, mas exerce sua primeira experiência no mundo político. O professor Alcides Ribeiro (PP), já foi vereador e candidato a prefeito e deputado federal, e exerce agora o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Fundador da Faculdade Alfredo Nasser, é pioneiro na educação em Aparecida de Goiânia, seu colega de bancada, Alexandre Baldy (PP) tem experiência como assessor parlamentar nos mandatos do ex-deputado Sandro Mabel (MDB) e do deputado e ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O empresário aparecidense Glaustin da Fokus (PSL) ocupa pela primeira vez uma função legislativa, assim como o Major Vitor Hugo, que foi eleito pela votação do Delegado Waldir Soares (PSL), que teve quase 300 mil votos.

Alcides Rodrigues, José Nelto e o Delegado Waldir tem mais conhecimento do mundo político e fazem parte da base governista, Zé Mário também está na base e leva a vantagem de ser filiado ao partido do governador o DEM. Se não houver a indicação direta do governador a nenhum dos nomes, a tendência é que a escolha do líder da bancada se dê pelo voto direto dos deputados federais.

O jogo no Parlamento exige desenvoltura e capacidade de articulação. A escolha do novo líder da bancada deve levar em conta este quesito e outro mais: capacidade de interagir com os demais parlamentares, principalmente aqueles que fazem parte da oposição. É que além das emendas individuais, os deputados federais indicam também as emendas coletivas, que em geral correspondem aos interesses de investimento com base no planejamento dos governadores. É nesta hora que o bom relacionamento com os seus pares conta pontos em favor daquele que vier a ser indicado para liderar a bancada.