Prefeito Iris Rezende Machado abriu na manhã deste sábado a 19ª edição do Mutirão da Prefeitura no Parque Industrial João Braz com uma grande frente de serviços que reúne mais de 120 serviços da administração.

Neste sábado, 27, até a manhã de domingo, 28, o Mutirão deve realizar mais de 50 mil atendimentos. 37 bairros da região Oeste de Goiânia serão beneficiados nesta edição do Mutirão. As tendas para atendimento à população estão instaladas na Avenida Tóquio, ao lado do Parque da Lagoa, no Parque Industrial João Braz.

Um dos principais benefícios levados à região é a reforma em quinze instituições de ensino por meio do Programa Escola Viva, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), que, pelo terceiro ano consecutivo, libera repasse de verbas diretamente às unidades de ensino.

Dentre os reparos previstos, estão pintura e limpeza geral, revisões elétricas e hidráulicas, troca de telhado, poda de árvores e demais adequações. As unidades de ensino contempladas são as escolas municipais Dom Fernando Gomes dos Santos, Eli Brasiliense, Ernestina Lina Marra, Lorena Park, César da Cunha Bastos, Castorina Bittencourt Alves, Lions Clube Bandeirantes e Waterloo Prudente, os centros municipais de Educação Infantil (Cmei) 13 de Maio, Goiânia Viva, Monteiro Lobato, Solange Park, Barro Goiá e Cora Coralina e o centro de Educação Infantil Serafim Rodrigues de Moraes Filho.

No estande da SME, a população terá a disposição sala de leitura para as crianças, brincadeiras interativas e pedagógicas, como acertar a boca do palhaço e pescaria matemática e serviços de orientação de pré-matrículas e consulta de filas de espera de instituições da região. Além disso, a pasta distribuirá quase três mil mudas de hortaliças do Projeto Horta Escolar. Desta vez, a distribuição será feita dentro do programa “Circuito Reciclar é Legal: troque seu resíduo sólido por uma muda de hortaliça”, no qual as pessoas levam garrafas pet e latas de alumínio e trocam por uma muda.

Os Mutirões foram idealizados pelo próprio Iris Rezende ainda na década de 1960, quando o emedebista ocupou pela primeira vez a Prefeitura de Goiânia. Segundo Iris, essa forma de administrar busca estreitar a relação administração pública e população, proporcionando uma interação que não seria possível de outra forma.

‘No mutirão as pessoas interagem, trazem suas demandas diretamente para os secretários, para o prefeito, e aquelas que são possíveis ser atendidas o fazemos imediatamente e as demais são registradas para atendimento num segundo momento’, explica o prefeito.