Uma verdadeira multidão acompanhou o prefeito Iris Rezende (MDB) e o governador Ronaldo Caiado (DEM) na 27ª edição do Mutirão da Prefeitura, que teve início no sábado, 14, na Praça do Parque Atheneu, região Leste da capital.

Após o hasteamento das bandeiras, o prefeito Iris Rezende, acompanhado do governador Ronaldo Caiado, assistiram a apresentação da Orquestra Jovem de Goiânia e seguiram para as visitações nos estandes.

Os chefes dos executivos municipal e estadual estavam acompanhados por auxiliares das duas esferas de governo e vereadores, no local que concentra os atendimentos para os mais de 160 serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás. O presidente da Câmara Municipal, GCM Romário Policarpo, também prestigia o início da ação acompanhado de pelo menos uma dezena de parlamentares.

Dessa vez, a grande estrutura do Mutirão da Prefeitura atende 22 bairros da região Leste da capital. Esta será a sexta vez, de oito edições neste ano, que Estado e município realizam o evento de forma conjunta. A participação do Governo de Goiás é coordenada pela Secretaria de Governo (Segov).

Os atendimentos nos estandes vão até às 16h deste sábado, 24, e amanhã, domingo, 25, começam às 8h e se encerram ao meio-dia. Desde que foi lançado, em junho de 2017, essa é a segunda vez que o Mutirão acontece na região. Já são mais de 1,3 milhão de atendimentos prestados à população de todas as regiões administrativas de Goiânia.

O prefeito Iris Rezende se diz “realizado a cada Mutirão” e destacou que a participação do governador Ronaldo Caiado ajuda na ampliação dos benefícios da ação. “Vai se agigantando, vai aumentando o número de serviços prestados à população e, consequentemente, atendendo mais pessoas que ficam mais próximos da administração pública”, diz.

“Aqui está o Tribunal de Justiça com a presença de um dos seus mais dignos representantes, a OAB, com a presença do seu presidente, a Brigada de Operações Especiais com a presença do Coronel Comandante e assim, todas as instituições públicas vem participando e isso é uma demonstração do deslocamento do poder para o meio do povo”, defende.

Cerca de 45 serviços da administração estadual, geralmente prestados nas unidades do Vapt-Vupt, foram colocados à disposição da população do Residencial Itaipú e região Sudoeste da Capital. “Não existe outra maneira, outra forma de estimular mais o cidadão que ele vê seus representantes em seu bairro, em sua região, atendendo suas demandas. Depois de todos esses mutirões, aprendendo com o prefeito Iris, hoje eu vou estar em Cavalcante, na região mais carente do Estado de Goiás, fazendo um mutirão”, destacou em coletiva o governador Ronaldo Caiado.

Durante toda semana que antecedeu o Mutirão, equipes da Seinfra, Comurg e SMT realizaram uma série de intervenções na região, como limpeza, recolhimento de entulhos, limpeza de bocas de lobo, pintura de meios-fios, revitalização de praças e reformas de prédios públicos.

 

Parque Carmo Bernardes

Iris  inaugurou a requalificação do Parque Carmo Bernardes. A unidade localizada no Parque Atheneu ganhou uma academia ao ar livre, reforma da iluminação, dos bancos, passeio, no lago e tem todo paisagismo. A filha do escritor Carmo Bernardes (que homenageia o local com o nome), Ana do Carmo, descerrou a placa de inauguração da revitalização do parque.

Carmo era um defensor ardoroso da fauna e da flora brasileira, principalmente do cerrado. Era membro da Academia Goiana de Letras e recebeu inúmeras homenagens por sua obra. Logo após foi plantada, com a participação do prefeito Iris Rezende, mudas nativas do cerrado.

A moradora da região Sirana Maria de Sousa, destaca que o parque melhora a qualidade de vida pelo ‘ar fresco, água” e a revitalização “traz segurança” aos frequentadores, qualidade de vida com a academia e a pista de corrida e comemorou as intervenções com barreiras de contenção que vão evitar futuros assoreamentos. “Não teremos mais a lama que descia quando chovia e acabava com o lago”, comemora.

A comitiva visitou também a obra de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na unidade 103 no Parque Atheneu, que estava há seis anos parado e foi anunciada a retomada da obra pelo prefeito Iris Rezende. O grupo também vistou a obra de recapeamento da Avenida Senhor do Bonfim, Conjunto Fabiana. Logo após a conclusão da via, será a vez da Avenida João Bosco.

O CMEI Deputado Solon Amaral também foi visitado pelo grupo. A unidade atende 166 alunos de seis meses a quatro anos e passou por reforma geral com recursos do Escola Viva, mão de obra da Seinfra, revitalização por equipes da Comurg. A moradora Aparecida Sousa comemora as benfeitorias que chegam na região. ‘Toda a região está um brinco. Até as lâmpadas da minha rua foram trocadas, sinalização recuperada, ruas limpas, o mutirão dá uma grande geral e depois fica fácil manter’, comemora.

A Praça da Feira, ao lado do ginásio foi reformada e do Brisa do Cerrado está sendo pela força tarefa. Outra Praça atendida é a da Rua Uberlândia, no Alto da Glória II.