Prefeito autorizou nessa segunda-feira (25/05) começo das obras de reconstrução asfáltica, iniciando pelo Jardim Guanabara, a partir das 7h, na Avenida Alvicto Ozório Nogueira. Obras na Praça do Cruzeiro também chegam na reta final.

Ainda no Jardim Guanabara serão reconstruídas as avenidas Nazareth, Contorno, Absay Teixeira, GB 27, GB 5, Goiânia e as ruas Canoeiros e GB 9. Depois as máquinas da prefeitura se deslocam para os setores Jaó, Santa Genoveva e Residencial Jardim Balneário.

Iris informa que  também serão beneficiados na Região Norte os setores Goiânia 2, Vila Jardim Pompeia, Vila São Judas Tadeu, Setor Urias Magalhães, Parque das Nações, Vila Itatiaia, Residencial Alice Barbosa, Setor Perim, Residencial Morumbi, Setor Norte Ferroviário, Setor Gentil Meirelles e Vila Cristina.

Nova pavimentação garante segurança aos motoristas

Em menos de um mês após o início do programa de reconstrução asfáltica, os serviços já foram concluídos na Avenida Mutirão e na Rua T-52, no Setor Bueno, e na Avenida Minas Gerais, em Campinas. Estão em andamento os serviços na Avenida Castelo Branco e na Rua T-51 (Bueno) e na Avenida Mato Grosso e Ruas Pouso Alto, Santa Luzia, Quintino Bocaiúva, José Hermano e Rua Senador Jaime (Campinas), onde já foram executadas as fresas e a colocação parcial da capa asfáltica.

Trânsito

Mesmo com os trabalhos durante o dia não haverá interrupção no trânsito e os serviços continuarão sendo executados em uma faixa da via, deixando a outra liberada para o tráfego de veículos.

 “Vamos seguir a mesma metodologia de trabalho para não impactar demais no trânsito​. Pedimos aos moradores ​e transportadores de resíduos sólidos que colaborem com a Prefeitura, não deixando os ​seus veículos automotores e caçambas nas ruas ​a serem beneficiadas com novo asfalto​. Se tivermos a colaboração de todos, faremos no tempo planejado”, alerta o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos.

Praça do Cruzeiro

Obras da Praça do Cruzeiro entram na fase de finalização

Considerada um dos principais pontos históricos de Goiânia, a Praça Comendador Germano Roriz, localizada no Setor Sul, conhecida como Praça do Cruzeiro, está passando por um amplo processo de revitalização e reurbanização e deverá ser reinangurada no próximo mês de junho. Coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), os trabalhos executados já atingiram cerca de 80% do previsto e a praça já está ganhando uma nova cara.

Com área superior a 17 mil metros quadrados, a praça que foi construída em 1947 teve todo o seu paisagismo refeito e ganhará, ao término das obras, novos espaços de convivência e de lazer, como playgrounds, parque infantil e bicicletário. O espaço ganhará também um mirante para contemplação na parte superior da antiga fonte existente na praça, que também passa por um processo de restauração estrutural e contará com iluminação especial.

“Estamos trabalhando em várias frentes na capital revitalizando espaços públicos e resgatando a história da cidade. Assim como fizemos com a antiga Estação Ferroviária de Goiânia e com a Rua do Lazer, que passaram por grandes projetos de revitalização e hoje estão recuperadas, queremos trazer novamente vida à Praça do Cruzeiro, fazendo com que a população possa usufruir desse cantinho no coração da cidade”, destacou a secretária Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Zilma Campos Peixoto.

Símbolo histórico da primeira missa celebrada na capital, o monumento Cruzeiro do Sul também recebe atenção especial da administração municipal neste projeto de revitalização. Tombado pela Prefeitura de Goiânia e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o monumento está sendo restaurado mantendo todas suas características originais.

Para garantir que o espaço volte a ser ponto de encontro e de lazer da população, serão instaladas nas avenidas 90 e 84, que circundam a praça, duas lombofaixas, equipamentos que auxiliam na redução de velocidade dos veículos que transitam no entorno da praça, garantindo a segurança dos pedestres.