Mais uma unidade de conservação foi entregue à população na tarde de terça-feira (29/12). Desta vez, trata-se do Parque Municipal Washington Novais, uma homenagem ao grande jornalista e ambientalista que deixou um legado inquestionável na comunicação e defesa do meio ambiente. A área verde está localizada no Conjunto Vera Cruz II, região Oeste, e com ela Goiânia chega à marca de 54 parques. Desses, 11 foram inaugurados na atual gestão, sendo cinco somente nesta semana.

Antes de entregar o parque, o prefeito Iris Rezende inaugurou também a pavimentação asfáltica do Residencial Real Conquista e o Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Novo. “Enquanto prefeito de Goiânia, me realizo a cada entrega de benefício aos moradores da nossa querida cidade”, revelou Iris Rezende, ao acrescentar que trabalhou muito para equilibrar as contas da Prefeitura de Goiânia e depois transformá-las em benfeitorias.

“Assumimos uma administração com dívidas, servidores sem receber e todas as obras paralisadas, mas com muito esforço mudamos esse cenário e o resultado está aí na entrega de diversas obras”, contou. Sobre o parque, Iris lembrou que tem um carinho especial por construir parques. “Goiânia é rica em áreas verdes e essa ação – de implantar o parque – faz com que os imóveis sejam valorizados e o meio ambiente preservado”, pontuou o prefeito depois de descerrar a placa de inauguração.

Já o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, contou que o prefeito Iris Rezende está concluindo sua gestão com a entrega de 11 novos parques e revitalização de todos existentes. “Esses espaços são de grande importância, pois são locais em que a comunidade pode exercer atividades culturais, educativas, esportivas, de lazer e de conservação ambiental”, avaliou.

Conforme ele, além do Parque Municipal Washington Novaes (Conjunto Vera Cruz II), os parques Fiúca – Gessi Ávila Silva (Residencial Olinda), o Terezinha Costa Ferreira (Vila Romana), o Euclides José Kid Neto (Jardim Petrópolis) e o Adelaide Pereira Cianca (Bom Jesus) também foram inaugurados nesta semana.

Localização

– Parque Municipal Washington Novais: localizado entre no cruzamento das ruas Monsenhor Aldorando Mendes e Gercina Borges Teixeira, no setor Vera Cruz II, região Oeste de Goiânia. A unidade de conservação conta com pista de caminhada, playground, estação de ginástica, quadra poliesportiva e espaço de convivência. O projeto do parque foi doado pelo arquiteto Gabriel Henrique, auxiliado pelas arquitetas Thatyanne Moraes, Elaine Rodrigues e Carlos Henrique.

 

Quem foi Washigton Novaes

Washington Novaes durante as filmagens de Xingu

Foi um jornalista brasileiro, nascido em Vargem Grande do Sul (SP) em 1934. Ele escreveu nos principais jornais brasileiros, com passagens pelo Estadão, Folha e no Última Hora, do icônico Samuel Waigner, onde ajudou a implementar reforma editoral e gráfica que marcou época no jornalismo, no período em que Wainer estava exilado em Paris, pela ditadura (1964-1985). Em 1980, Washington Novaes aceitou convite do jornalista Batista Custódio e iniciou um projeto de reforma editoral e gráfica no jornal Diário da Manhã. Washington Novaes foi pioneiro no jornalismo ambiental. Ele fez a defesa da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e de todos os biomas e etnias indígenas em seus artigos como colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Popular, bem como consultor de jornalismo da TV Cultura. Um de seus trabalhos mais marcantes foram a série de documentários Xingu – A Terra Ameaçada.

 

 

 

Confira abaixo o Documentário Xingu