Bairro, que abriga famílias das classes C e D, ganha unidade de ensino que vai atender 260 crianças de 5 a 11 anos com atividades diferenciadas.

O prefeito Iris Rezende (MDB) fez a entrega à comunidade da Escola Municipal de Tempo Integral Sebastião Arantes, localizado no Jardim da Luz, região Sul da Capital. A solenidade contou também com a presença do secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, de vereadores representantes do poder legislativo e da comunidade da região, representada por pais e responsáveis.

Iris Rezende enfatizou o comprometimento da atual gestão municipal com a Educação de qualidade. A educação em tempo integral é uma ferramenta para melhorar os índices educacionais e promover transformações sociais.

 

“A população de Goiânia cresce permanentemente e a Prefeitura tem que estar atenta para não deixar faltar espaço no ensino de sua responsabilidade. A cada ano, estamos aumentando espaços e número de professores para que nenhuma criança cuja mãe trabalhe fora fique sem escola”, disse Iris.

O secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, destacou o empenho do prefeito em qualificar a Educação em Goiânia. “Esta escola é resultado do estudo de rede e permitiu a ampliação do tempo escolar. Transformá-la em tempo integral é o que nós, defensores da educação, temos sonhado há muito tempo. O caminho para a Educação de qualidade passa pelo tempo integral. Aqui, as crianças terão mais tempo para ficar na escola e atividades diversificadas, unindo núcleo comum com o diversificado, na qual o aluno também aprende, de forma lúdica, as ferramentas necessárias para o exercício pleno da cidadania”, disse.

Roseli Silva, moradora da região, tem uma filha na instituição e demonstra sua satisfação com a mudança.

 

“Minha filha, Julyane Silva, já estudava aqui antes, agora ficou muito melhor, ela aprende mais, tem recreações, alimentação e eu fico mais tranquila com ela na escola”, disse.

 

Para a aluna Maria Paula, estudante do quinto ano, “a mudança foi muito boa, aumentou o número de professores, tem várias atividades, descanso, lanche, almoço, é muito bom estudar aqui”, afirmou a aluna.

Atendimento
A escola de tempo Integral oferece um atendimento de 9 horas diárias, com três refeições. Atualmente rede dispõe de 22 unidades prestando esse atendimento. De acordo com a diretora Maria Cecília Campos, a comunidade está muito satisfeita com esse atendimento, pois o funcionamento acontece “com atividades voltadas para o cognitivo na parte da manhã e no período da tarde são atividades diferenciadas propostas pelos professores contextualizadas dentro daquilo que eles estão ministrando, mas de uma forma mais lúdica, para não cansar muito as crianças”, afirmou.

Esporte e lazer
Para animar a criançada nessa manhã também foi realizada uma edição da Jornada Esportiva, levando brincadeiras e diversão para compor esse momento tão importante. O projeto tem como objetivo trabalhar os valores humanos e valorizar o esporte na educação. Dentre as modalidades esportivas propostas estão o golzinho, queimada, gincana, corrida, basquete de três e voleibol. A parte recreativa fica por conta de oficina de dança, jogos de raciocínio, oficinas de pintura facial e balão, maquiagem, pula-pula, picolé, algodão-doce. (Com informações da Secom).