O prefeito de Goiânia, Iris Rezende e a secretária de Saúde do Município , entregaram ontem   (sexta-feira, 27/12) 21 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento do Transporte Sanitário (SAST), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). , recebeu 21 novos veículos.

Os novos veículos vão transportar pacientes com menor complexidade e menos graves, que estejam estáveis clinicamente e internados em unidades básicas como Cais ou Ciams e precisam ser transferidos para unidades hospitalares ou fazer exames externos, além de pacientes domiciliares que necessitam se deslocar para fazer um exame ou atendimento ambulatorial, por exemplo.

As ambulâncias antigas, que estavam sendo utilizadas, serão substituídas pelas novas, o que vai gerar mais economia à Prefeitura, já que quatro delas eram alugadas e serão devolvidas. Além disso, haverá redução com manutenção, pois a frota passa a ser é zero Km. Os modelos Fiat Strada são adaptados às normas técnicas do Ministério do Saúde (MS) e do Detran. Todas as ambulâncias são equipadas com georastreamento, sistema que utiliza tecnologia moderna para o controle de frotas via satélite.

Serão distribuídas três ambulâncias para cada um dos sete distritos sanitários que abrangem a capital, beneficiando, assim, toda a população que utiliza o SUS. A aquisição foi feita por meio de recursos federais, captados pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A chegada dos novos veículos é a consolidação do trabalho que a Prefeitura, por meio da SMS, faz junto ao Ministério da Saúde para atrair mais investimentos para a área da Saúde e dar mais qualidade ao usuário do SUS”, explica a secretária Fátima Mrué.

“Estamos mês a mês, ano a ano, nos preocupando em estruturar a área da Saúde de Goiânia. É o resultado de um trabalho intenso que amplia o atendimento para que as pessoas quando precisarem de um socorro, esse socorro venha com a maior rapidez possível”, disse o prefeito Iris Rezende.