Prefeito e governador disponibilizam 161 serviços a moradores de 24 bairros, a partir das 8h na feira livre do Vera Cruz II.

O prefeito Iris Rezende (MDB) e o governador Ronaldo Caiado (DEM) abrem, neste sábado (20/07), às 8h, o 24º mutirão no local onde funciona a feira livre do Conjunto Vera Cruz II. O evento marca a ampliação da parceria com o governo de Goiás. O município vai disponibilizar 120 serviços a moradores de 24 bairros da região Oeste, e o estado 41, sendo 10 a mais em relação à última atividade, realizada em homenagem aos 209 anos do setor Campinas.

Este é o 6º Mutirão da Prefeitura que se realiza na região Oeste desde o início da atual gestão do prefeito Iris Rezende. As ações estendem-se até ao domingo (21/07), das 8h ao meio-dia. No sábado, as atividades começam às 8h e serão encerradas às 16h. O município oferecerá serviços nos setores de saúde, assistência social, cidadania, educação, finanças, orientações judiciais, emissão de documentos, entre outros, que irão atender a 24 bairros: Conjunto Vera Cruz, jardins Imperial, São José, São José I, parques Bom Jesus, Eldorado, Eldorado Oeste, Eldorado Oeste Extensão, residenciais Ana Moraes, Coronel Álvaro Júnior, João Bueno, Junqueira, Lírios do Campo, Monte Pascoal, Monte Pascoal I, Nova Aurora, Nossa Senhora Auxiliadora, Portinari, Primavera, Santa Efigênia, San Marino, Tuzimoto, Ytapuã e setores das Nações Mendanha e das Nações Extensão.

Governo

O governo de Goiás vai ampliar o número de serviços oferecidos à população durante as próximas edições do mutirão. Sob a coordenação da secretaria de Governo (Segov), 16 órgãos e unidades serão responsáveis por 41 serviços públicos em diversas áreas, como educação, habitação, segurança pública, meio ambiente e lazer. A assistência em saúde será fortalecida com incremento no número de profissionais e exames. Desta vez, a secretaria de estado da Saúde irá contribuir com duas novas especialidades, dermatologia e cardiologia.

ENEM
Outra novidade será o aulão de preparação para o Enem que foi planejado por professores da secretaria de estado da Educação (Seduc) com foco nos estudantes de ensino médio. A atividade será aberta ao público, no sábado, das 8h30 às 10h30, no salão da igreja Assembleia de Deus, ministério Campinas, no Vera Cruz 2, em frente à Praça da Feira. Serão ministradas aulas de redação, química e física, totalmente gratuitas. Também pela primeira vez, haverá orientação sobre serviços de licenciamento ambiental e outorgas, programas habitacionais e de regularização fundiária, além de divulgação da feira de tecnologia Campus Party, um dos principais eventos do gênero no país.

Educação
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) leva reformas gerais a oito instituições de ensino da região. Os reparos são feitos por meio do Escola Viva, programa da SME para manutenção predial constante das unidades de ensino da rede. Dentre os ajustes previstos no programa, estão pintura e limpeza geral, troca de telhado e revisões das partes elétricas e hidráulicas. Das oito instituições contempladas pelo Mutirão, duas são escolas – Laurindo Sobreira do Amaral e Professora Antônia Maranhão do Amaral – e seis são de Educação Infantil – CEI Juliana Pires, CEI Maria de Nazaré, Cmei Conjunto Vera Cruz II, Cmei Conjunto Vera Cruz VI, Cmei Criança Feliz e Cmei Parque Eldorado.

Saúde
O atendimento de saúde terá o reforço de profissionais de cardiologia e dermatologia, além de exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que mede a quantidade de glicose no sangue. A ampliação é resultado de um compromisso firmado pelo governador Ronaldo Caiado com o prefeito Iris Rezende para aproximar a gestão das pessoas e facilitar o acesso a serviços, muitas vezes disponíveis apenas em horário comercial.

Serviços
Nos guichês do Vapt Vupt, por exemplo, o cidadão terá acesso ao atendimento do Detran, Ipasgo, Procon, Saneago, Agehab, Goinfra, além de emissão de CPF. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai levar os serviços de emissão de Passe Livre do Deficiente, Passaporte do Idoso, Carteira do Autista, Carteira do Estudante, Carteira de Trabalho e segunda via do Registro Civil, entre outros. Um ônibus com profissionais de psicologia e assistência Social fará o acolhimento de mulheres em situação de violência.

Atendimento
A Escola Municipal Antônia Maranhão será a base para as ações do mutirão. A unidade terá benefícios como pequenas reformas elétricas e pintura. No local serão realizadas atividades lúdicas e pedagógicas, sala de cinema e atendimento a respeito de matrículas.