De ontem para hoje, foram notificadas mais 22 mortes, com 487 novos casos confirmados de infecção pelo vírus. Só no dia de hoje três pessoas morreram devido a complicações causadas pela covid-19.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a defender medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia, mas disse que é preciso muito critério para evitar problemas, especialmente quanto à logística de suprimentos. “Na próxima semana vamos nos reunir com secretários estaduais e municipais de saúde para construir um consenso. Estamos trabalhando também para apresentar para os prefeitos uma série de normas e regras para regulamentar o funcionamento dos estabelecimentos e também sobre como deverão funcionar a realização de exames e a distribuição de equipamentos de proteção individual para as equipes de saúde.”
Justiça Federal suspende campanha milionária de Bolsonaro contra o isolamento
Questionado sobre um possível apoio do governo às carreatas de apoiadores contra a quarentena e o isolamenento, Mandetta negou. Hoje pela manhã, a Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, que proíbe a veiculação da campanha #OBrasilNãoPodeParar.
Na ação, os procuradores pediram também que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fique impedido de criar qualquer outra campanha no sentido de convencer a população a desobedecer as medidas preconizadas por autoridades sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde.
Assista coletiva do Ministério da Saúde: