Na grande imprensa internacional, as primeiras notas sobre a fala de Salles já mostram o prejuízo ao Brasil.
Na grande imprensa internacional, as primeiras notas sobre a fala de Salles já mostram o prejuízo à imagem do Brasil. Reportagens que repercutiram a reunião enfatizaram o intuito de Salles de desmantelar as proteções ambientais.
Conforme o jornal espanhol El País, por exemplo, “o então recém-nomeado Ministro da Saúde, Nelson Teich, olha horrorizado para seu parceiro Ricardo Salles quando ele defende aproveitar o fato de a imprensa estar focada no coronavírus para tornar as leis ambientais mais flexíveis”.
O argentino Clarín descreveu Salles como “aliado do agronegócio brasileiro” e acusa sua intenção de aproveitar o momento da pandemia para emplacar flexibilizações fora das atenções do país. Para Katy Watson, correspondente da BBC na América do Sul, “o vídeo também revelou intenções mais amplas dentro do ministério, como o ministro do Meio Ambiente sugerindo que o coronavírus era uma boa oportunidade – com a imprensa olhando para o outro lado”.
Na França, o Le Parisien publicou que o ministro do Meio Ambiente deseja aproveitar a “oportunidade” da pandemia para enfraquecer regras que “notoriamente atendem à preservação da Amazônia”. Os franceses compartilham parte do bioma amazônico através do departamento ultramarino da Guiana Francesa.
O jornal inglês The Guardian destaca que a filmagem divulgada mostra o ministro do Meio Ambiente pedindo ao governo que adote mais desregulamentação da política ambiental, enquanto as pessoas se distraem com o coronavírus.
A mesma reportagem informa que o desmatamento atingiu uma alta de 11 anos no ano passado e aumentou 55% nos primeiros quatro meses do ano, em comparação com um ano atrás, com grupos ambientais culpando as políticas de Bolsonaro.
O jornal agrega que, solicitado a responder ao vídeo, o Ministério do Meio Ambiente reforçou as declarações de Salles: “Sempre defendi a desburocratização e simplifiquei as normas, em todas as áreas”.
A reportagem ouviu a porta-voz do Greenpeace Brasil, Luiza Lima. Segundo ela, “Salles acredita que as pessoas que estão morrendo na fila dos hospitais são uma boa oportunidade para avançar em seu projeto anti-ambiental”.
O Die Welt, um dos maiores jornais da Alemanha, destacou que Salles manifestou o desejo de aproveitar a pandemia para “legalizar a mineração e a agricultura na floresta amazônica”.
A versão brasileira da agência alemã Deutsche Welle também deu destaque aos trechos citados pelo ministro Ricardo Salles.
Com informações do Valor Econômico e do O Globo