O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) participou ativamente  nesta sexta-feira, 23, da 19ª edição do Prefeitura em Ação, que foi realizada na região do Jardim Helvécia. A população dos sete bairros que compõem a região foram contemplados com mais de 130 serviços gratuitos, na estrutura montada na Escola Municipal Amélia Cândida Brasil, no Bairro Cardoso I. E.

Gustavo informa para quem não pôde comparecer nesta sexta no local, os serviços estarão disponíveis também neste sábado, 24, das 8h às 14h.

O prefeito acompanhou de perto o início dos atendimentos e destacou a importância do evento, que é mensal, para a cidade.

“Mais do que fazer a nossa parte, que é atender as demandas da cidade, o Prefeitura em Ação surgiu para aproximar o poder público do cidadão. Ouvimos os anseios dos moradores e vimos pessoalmente os problemas de cada setor. Então é uma forma de buscar soluções para os problemas de cada região, sejam imediatos ou que demandam mais tempo e recursos, mas sempre saná-los”, destacou.

Serviços
Entre os serviços disponíveis estão assessoria jurídica, cadastro para os programas sociais como o Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, emissão de identidade, CPF e carteira de trabalho, atendimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atendimento odontológico e corte de cabelo, distribuição de mudas, fotos 3×4, consulta de oftalmologia, atividades recreativas para as crianças e outros serviços.

Segundo o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, a população contou com duas novidades na tenda de atendimentos nesta edição. “Em parceria com o Ministério do Trabalho e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estaremos oferecendo emissão de Carteira de Trabalho, orientações e encaminhamentos para estágios e emprego para jovens aprendizes. O programa Prefeitura em Ação deu muito certo, e por causa da sua credibilidade, tem chamado atenção de parceiros. A cada edição podemos agregar mais um serviço novo”, enfatizou.

Edilson Rodrigues dos Santos, 29, aproveitou as novidades e renovou a Carteira de Trabalho e se inscreveu para receber oportunidades de emprego. “Eu perdi minha carteira de trabalho e isso dificultava muito na hora de arrumar um serviço. Fiquei sabendo que teria aqui no mutirão, e por ser perto de casa aproveitei a oportunidade e fiz um novo documento”, contou ele que procurou também a secretaria de Trabalho para buscar uma vaga no mercado.

Reconhecimento

A Valquíria Castro, 41, acordou cedinho para conseguir atendimento antes de entrar no trabalho. “Aproveitei que moro aqui do lado e vim rapidinho fazer meu cadastro na Habitação. Eu vivo de aluguel e meu dinheiro mal sobra para as despesas, então teríamos uma qualidade de vida melhor se conseguíssemos uma moradia própria”, pontuou a moradora.

Durante uma semana, cerca de 44 mil habitantes da região contaram ainda com serviços indiretos como manutenção da iluminação, da sinalização, serviços de infraestrutura, roçagem e limpeza urbana nos nove bairros que compõem a região. Entre os bairros contemplados estão o Jardim Helvécia I e II, Bairro Cardoso I e II, Conjunto Santa Fé, Conjunto Estrela do Sul, Bairro Hilda, Vila Mariana e Cidade Vera Cruz II.

Entrega de notebooks

Ainda na manhã desta sexta-feira, 23, durante a abertura de atendimentos da 19ª edição do Prefeitura em Ação, os alunos de robótica da rede receberam a doação de 80 notebooks que irão auxiliar no desenvolvimento do projeto. Os computadores foram doados pela Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro.

A Programando o Futuro é uma Organização Sociedade Civil sediada em Valparaíso de Goiás com atuação em todo o território nacional com o objetivo de tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável para a população, com acesso às tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para o desenvolvimento social.