Prefeito demonstra preocupação com pequenos detalhes, através de programas de baixo custo que fazem a diferença para várias comunidades.
 
Marcus Vinícius
A semana em Aparecida de Goiânia foi rica em ações que mostram um olhar diferenciado da administração do município com detalhes que fazem a diferença na vida do cidadão.
O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) tem demonstrado muita sensibilidade a temas que não são visíveis aos olhos da maioria da população, mas que são importantes, pois representam conquistas para vários  grupos sociais.
Gustavo Mendanha iniciou a semana inaugurando a Praça Dona Nedina Silvestre Siqueira,  para os moradores do Parque Atalaia. O espaço foi dotado de parquinho para as crianças, pista de caminhada e paisagismo, garantindo um espaço de lazer , uma reivindicação antiga daquela comunidade.
Trânsito
Os acidentes de trânsito, principalmente aqueles que envolvem motociclistas são um problema em toda região metropolitana. Na terça-feira, a prefeitura deu início a um projeto piloto denominado “Frente Segura”, com a instalação de m espaço reservado para que os motociclistas e ciclistas aguardarem a abertura do semáforo. As primeiras faixas  foram instaladas nas Avenidas Rio Verde e Independência. A ideia é estender para outras ruas e avenidas da cidade.
Educação
O bullyng é um tema que preocupa educadores e pais de alunos Nesta sexta-feira, 14, cerca de 100 alunos da Escola Municipal Telma Regina, no setor Veiga Jardim, participaram de uma palestra educativa sobre o bullying, realizada em parceria com entre a secretaria municipal de Educação e o Projeto OAB Cidadania, da secção local da Ordem dos Advogados do Brasil.
 Para a secretária Valeria Pettersen,  “o bullying está em todos os lugares, inclusive na escola, na família e na sociedade. E a comunidade escolar, formada por pais, professores e estudantes, é local propício para fortalecermos uma união e juntos lutarmos pelo respeito, igualdade e uma educação de qualidade”, frisa.
Outra iniciativa da administração é o engajamento na conscientização em relação ao trabalho infantil. Através da Secretaria de Assistência Social,  foi realizada a blitz educativa “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. Manter as crianças na escola, livre de maus tratos e exploração é o objetivo dos gestores da administração.
Numa outra ação de apoio à Educação, o prefeito prefeito Gustavo Mendanha, juntamente com o secretário de Finanças, André Rosa, garantiram em Brasília, junto ao deputado federal José Nelto (Podemos),  emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para aquisição de dois ônibus escolares, destinadas aos estudantes que moram em bairros mais afastados do município.
Deficientes visuais
A prefeitura de Aparecida é pioneira na aquisição de aparelhos de visão artificial israelense, o “OrCam MyEye” para deficientes visuais. A iniciativa foi louvada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), que convidou o prefeito Gustavo Mendanha para participar da assinatura do termo de cooperação técnica  entre a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg).
O objetivo, segundo Lissauer Vieira é estabelecer intercâmbio de informações e experiências, buscando a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Alego no atendimento a pessoas com deficiência. A cooperação técnica é fruto do projeto Leitura para Todos, um programa de inclusão social para pessoas que possuem deficiência visual ou dificuldade de leitura, promovendo o acesso às bibliotecas públicas através da tecnologia israelense OrCam MyEye. O método consiste em um dispositivo de visão artificial que auxiliará pessoas cegas, com baixa visão, dislexia, déficit de leitura ou TDAH a terem acesso a livros impressos e reconhecimento facial, dentre outras funções que promovam a autonomia dos usuários.
Cidadania
É função do poder público conscientizar o munícipes de seus direitos e também dos seus deveres. Gestos simples, programas de baixo custo podem fazer muito pela comunidade. O prefeito Gustavo Mendanha tem demonstrado este olhar cuidadoso no trato com as demandas, sejam elas complexas, como obras de infra-estrutura, quanto aqueles que parecem mais simples, mas igualmente importantes como as campanhas de conscientização.
De Brasília emanam projetos que atentam contra a vida da população como as propostas do presidente da República de liberação da compra e porte de armas, retirada das cadeiras de crianças dos carros, flexibilização das leis de segurança do trabalho, fim dos radares nas estradas, e outros, tão absurdos quanto.
Nestes tempos de intolerância e de retirada de direitos dos brasileiros, é importante destacar ações de gestores públicos que demonstram efetiva preocupação com o bem estar dos cidadãos.