Prefeito continua avançando na frente de obras no município. Nesta quarta-feira ele visitou as obras da Praça da Juventude, que já está com 60% de obras concluídas no Jardim Garavelo, e lanço9iu frente de obras para pavimentação de ruas no Jardim Boa Esperança.

Com previsão de entrega para outubro deste ano, as obras da Praça da Juventude, no Setor Garavelo estão avançadas e a estrutura está com 60% dos trabalhos concluídos. O espaço, que será voltado para os aparecidenses de todas as idades, mas principalmente para os jovens é uma obra da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das Secretarias de Esportes, Lazer e Juventude e Desenvolvimento Urbano. Antes ociosa, a praça na rotatória da Avenida Igualdade, contará com uma super estrutura para a prática de atividades esportivas, proporcionando maior integração e lazer aos moradores.

Em vistoria ao canteiro de obras no prefeito Gustavo Mendanha relembrou que a construção da praça é uma conquista dos moradores que decidiram pela implantação do espaço de lazer em audiências públicas realizadas após a suspensão das atividades do Cais Garavelo.

“Fiz questão de acompanhar o andamento desta obra belíssima que vai beneficiar toda a região. No início da minha gestão fizemos uma enquete e audiências públicas para ouvir a população sobre o que deveríamos construir no local e os moradores escolheram pela implantação da praça de lazer. Este espaço em breve se transformará em um cartão postal no setor Garavelo”, afirmou o prefeito durante a vistoria.

Com área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, o projeto prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto com arquibancadas para 300 pessoas, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, campo de futebol society, pista de skate e teatro de arena com palco com capacidade para 100 pessoas. O local contará ainda com uma academia aberta, playground infantil, mais de 5 mil m² de área de grama, paisagismo, sistema de iluminação específico para cada pista, três totens, Centro de Convivência com salas para ginástica, espaço para atividades com idosos, vestiários, bebedouros, banheiros com acesso para pessoas com deficiência, sala administrativa, árvores nativas e 2,3 mil m² de grama esmeralda.

Praças em construção

Além da Praça da Juventude, Aparecida possui, atualmente, mais oito praças novas em andamento, previstas para serem inauguradas ainda este ano. São elas: Praça do setor Aparecida Park prevista para ser inaugurada nos próximos dias; Santo André com 89,20% de obras concluídas; Estrela do Sul com 83,5%; Jardim Tiradentes com 60%; Alto Paraíso com 43,20% e Colina Azul com 20,5% de obras executadas. Outras duas, Marista Sul e Jardim dos Buritis, estão prontas e aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para inauguração.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max, Menezes, destaca que a implantação de praças para lazer e convivência é importante, mas a colaboração dos moradores para a valorização desses espaços é fundamental. “Nós estamos trabalhando para implantar praças completas em todos os bairros de nossa cidade e pedimos que a partir do momento que as praças são entregues, que os moradores nos auxiliem na fiscalização, nos cuidados com equipamentos e ajudem a manter limpo esses locais pois são de todos os aparecidenses”, finalizou Max que destacou ainda.

“Todas as praças contam com a mesma estrutura que são aparelhos de academia, paisagismo, playground infantil, piso para caminhada e demais atividades físicas. E dependendo do espaço instalamos ainda pergolados, bancos de convivência e outros benefícios. Queremos com este trabalho utilizar os espaços públicos e também promover maior qualidade de vida aos nossos moradores. Aliás, a praça tem sido, como o prefeito tem sempre lembrado, um dos benefícios mais solicitados pelos aparecidenses. E temos esse objetivo, de levar os espaços de lazer para todos os bairros”, finalizou.

Frente de serviços

A frente de serviço do Jardim Boa Esperança é uma das 11 que estão atuando nos bairros de Aparecida levando o asfalto para as ruas habitadas do município. Os trabalhos fazem parte do Programa Asfalto Para Todos realizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Infraestrutura. Ao todo serão pavimentadas 160,4 mil m² de 45 ruas do setor, que receberão ainda a implantação de 5 mil metros de galeria pluvial, 34 mil metros de meio fio. O investimento total da obra, executada por licitação e equipe terceirizadas e também por administração direta com maquinário próprio da Seinfra, é de cerca de R$ 15 milhões, recursos do Tesouro Municipal.

Pavimentação de ruas é a principal reivindicação dos moradores do Jardim Boa Esperança – Foto: Enio Medeiros

O prefeito Gustavo Mendanha salienta durante as vistorias e lançamento de obras que a pavimentação é o benefício mais solicitado pelos moradores.

“O asfalto melhora a mobilidade do setor, reduz o índice de doenças respiratórias causadas pela poeira e também valoriza os imóveis e a autoestima dos moradores. Sem dúvida, é um grande investimento do poder público que melhora a qualidade de vida das pessoas. E estamos trabalhando em busca de recursos para levar o asfalto para os 20% de ruas da cidade que ainda não possuem o benefício”, aponta o prefeito

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela, todas as ruas do Jardim Boa Esperança receberão pavimentação asfálltica até outubro deste ano.

“Hoje estamos com pouco mais de 30% das obras concluídas. Fizemos a implantação das redes de galerias pluviais na maior parte das ruas e agora já estamos entrando com a terraplanagem e a capa asfáltica em diversas frentes no bairro. Nesta semana as equipes trabalhavam na C-10 e C-11. Além dessas obras estamos com outras frentes em toda a cidade, pois o objetivo da gestão é levar o asfalto para todas as ruas habitadas e que contam com rede de água tratada”, sublinhou o secretário.

Quem também está contente com o asfalto chegando na porta de casa é o aposentado Pedro Moreira, de 69 anos. Ele conta que mora no setor há 15 anos e que, assim como os moradores vizinhos, não vê a hora de poder ver a rua totalmente pavimentada. “Eu acordo e já venho aqui ver como estão os trabalhos do dia. A gente esperou muito e sofreu muito com a lama e a poeira, com os pés e a casa sujos, mas agora nossa realidade é outra. Agora teremos asfalto na nossa rua. Eu que tenho problema respiratório, não vejo a hora de não ter mais poeira”, destacou ele.